Topo

Grêmio quer usar Brasileiro para apagar derrotas do primeiro semestre

Leandro, que renovou por 5 anos, é a única movimentação de mercado do Grêmio até o momento - Tárlis Schneider/Agência Freelancer
Leandro, que renovou por 5 anos, é a única movimentação de mercado do Grêmio até o momento Imagem: Tárlis Schneider/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

19/05/2011 07h02

O Grêmio teve um primeiro semestre de 2011 longe do esperado. Quedas na Libertadores e no Campeonato Gaúcho fizeram o início do ano ser algo para ser esquecido. Para apagar de vez da memória os tropeços iniciais, a meta é conquistar o Campeonato Brasileiro, algo que não acontece desde 1996.

"O Brasileiro sempre foi nosso objetivo, nos cobrávamos muito isso. Depois dos momentos de derrota, isso se tornou imprescindível. Temos que estar acostumados com isso, em um clube com a grandeza do Grêmio, a dimensão é maior", comentou o goleiro Victor.

O primeiro compromisso do Grêmio no certame nacional ocorre neste domingo, às 16h, contra o Corinthians, no estádio Olímpico. Ano passado, o time tricolor começou muito mal a disputa, mas com a chegada de Renato Gaúcho, em agosto, uma arrancada tirou os azuis da zona do rebaixamento e levou até o quarto lugar, garantindo a vaga na Libertadores.

"Em comparação com o ano passado, temos mais opções. Fomos longe, agora podemos ir mais. Sabemos das dificuldades, e a direção está reforçando o elenco", atestou Lúcio.

Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, quando os dois turnos de treinamentos foram físicos. Renato Gaúcho deve começar as atividades de campo com os atletas nesta quinta-feira à tarde.

"Precisamos nos organizar para passar por esta turbulência. Temos que por as coisas nos eixos. Todos tiramos lições desses jogos, acabamos tendo muitas dificuldades. O Renato é um excelente treinador, e tem uma leitura de jogo muito boa. Ele sabe como arrumar o time", explicou Victor.

André Lima ainda não treina com o restante do elenco, e Gabriel voltará da Grécia nesta quinta-feira. Dificilmente ambos estarão em campo no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, a direção segue trabalhando em busca de reforços, mas ainda sem sucesso em nenhuma contratação.