Topo

Neuton e Saimon são os preferidos para formar zaga desfalcada do Grêmio

Saimon, zagueiro do Grêmio, deve seguir no time e defesa será mais inexperiente que na 1ª rodada - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Saimon, zagueiro do Grêmio, deve seguir no time e defesa será mais inexperiente que na 1ª rodada Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

24/05/2011 18h06

O problema de experiência pode ser ampliado no Grêmio. Além do ataque, formado por Júnior Viçosa e Leandro, que somados tem 38 anos, a zaga também terá inexperiência. Neuton e Saimon são a dupla cogitada para o duelo do próximo domingo, às 16h, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Neuton com 21 e Saimon com 20 somam 41 anos no centro da área e defenderão o gol de Victor provavelmente com auxílio de Mário Fernandes, e Lúcio, o mais velho entre eles.

A escalação se deve a lesão de Rodolfo, que para por 3 meses devido a uma fratura na fíbula ocorrida contra o Corinthians, além da dúvida sobre o aproveitamento de Rafael Marques. Não há a certeza no Olímpico se o atleta será alternativa no restante do ano.

"O Rafael faz parte do grupo do Grêmio, e pode jogar como qualquer outro. Ele tem minha confiança. Se não fosse assim, não estaria treinando", disse Renato Gaúcho em entrevista coletiva.

Gabriel, que seria alternativa para a lateral-direita, e Vilson, que poderia entrar na zaga, não terão condições de estar em campo. Segundo Renato Gaúcho, haverá a espera até o último momento, mas é pouco provável contar com os jogadores.

"O Gabriel está recuperando a forma física, ele é que vai dar a resposta. O Vilson ainda sente a lesão no pé direito,e tem dores ao tocar na bola. São os jogadores que vão nos dizer se estarão em condições ou não", definiu o técnico. "O Grêmio jogou somente com jovens contra o Corinthians, tomamos um gol de lateral, é verdade, mas fomos bem", acrescentou.

Seria possível a utilização de Mário pelo centro da zaga. Mas a lesão de Gabriel e o retorno recente de Edílson, que operou o joelho direito em 2010 e disputou primeiro jogo-treino com o time tricolor somente na segunda-feira, impedem tal projeção. "O Mário sempre foi bem comigo como lateral-direito. Não tem razão para o recuar na defesa agora. Mas é uma possibilidade importante. Vamos ver até o dia do jogo. Mas o mais provável é que siga pelo lado", disse Renato Gaúcho.

Contando com a escalação de Victor (27 anos), Mário Fernandes (20 anos), Saimon (20 anos), Neuton (21 anos) e Lúcio (31 anos), a média de idade do setor defensivo fica em 23,8. "Todos percebem que precisamos de experiência no time, estamos atrás disso e vamos seguindo com o grupo até lá. A intenção é pontuar o máximo", explicou Renato Gaúcho.

Leandro sentiu dores na virilha e preocupa o departamento médico. O atacante realizou exames nesta terça-feira e será reavaliado na quarta. O time tricolor tem treinamentos em dois turnos previsto para o quarta-feira. E um período nos dias seguintes até o duelo com o time paranaense.