Topo

Cruzeiro terá três atacantes desde o início pela 3ª vez com Cuca no comando

Brandão, que volta após de recuperar de lesão, formará trio ofensivo com Wallyson e Thiago Ribeiro - Washington Alves/Vipcomm
Brandão, que volta após de recuperar de lesão, formará trio ofensivo com Wallyson e Thiago Ribeiro Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

29/05/2011 07h03

Depois de o ataque do Cruzeiro passar em branco na estreia do Campeonato Brasileiro, o técnico Cuca decidiu investir em formação mais ofensiva para o jogo contra o Palmeiras, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré. A alternativa por três atacantes foi utilizada pelo treinador desde o início apenas duas vezes em 55 partidas no comando da equipe.

Os dois jogos em que Cuca utilizou o esquema 4-4-3 no Cruzeiro aconteceram na disputa do Estadual deste ano. Nas 31 rodadas do Brasileirão de 2010 e na estreia da edição iniciada na semana passada, o treinador jamais recorreu à formação tão ofensiva.

Contra adversários teoricamente mais fracos que o Palmeiras, o time celeste alcançou resultados positivos com três atacantes e marcou dez vezes. Diante do Democrata-GV, na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro goleou por 7 a 0. Naquele jogo, o trio ofensivo foi formado por Thiago Ribeiro, Farías e Wallyson.

Para a rodada seguinte da primeira fase do Estadual, Cuca voltou a adotar o esquema com três atacantes diante do Funorte. Naquela oportunidade, Wellington Paulista, hoje no Palmeiras, assumiu a vaga de Farías. No confronto com a equipe de Montes Claros, a equipe comandada por Cuca somou os três pontos com vitória por 3 a 0.

Desta vez, Thiago Ribeiro e Wallyson terão a companhia de Brandão. O atacante emprestado pelo Olympique de Marselha acredita que se adaptará facilmente à formação com três atacantes. “Já jogava assim no Marselha. Me senti muito bem, como centroavante, como referência. Então não tive nenhuma dificuldade”, destacou Brandão.

Palpites para o jogo*Participe
Cruzeiro
 
69%
Empate
 
22%
Palmeiras
 
9%
* Estatística gerada pelos palpites de usuários no Bolão. Os números são atualizados em tempo real.

Com os velocistas Thiago Ribeiro e Wallyson, Cuca ressaltou que a adoção do esquema só é possível pela característica de quem irá a campo. “Você tem um elenco e tem de se adaptar a ele. Você não vai usar três atacantes se tiver dois homens de área”, observou.

Thiago Ribeiro e Wallyson são os principais artilheiros do Cruzeiro na temporada. Os atacantes que passaram em branco na derrota por 1 a 0 para o Figueirense, no domingo passado, marcaram juntos 25 gols em 2011. Já Brandão defendeu o Cruzeiro apenas uma vez e não marcou na vitória por 2 a 1 sobre o Once Caldas, em Manizales, na Colômbia, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.