Topo

Grêmio vê defesa mais forte com mudança na característica dos laterais

Renato Gaúcho conversa com Neuton; característica dos flancos ajuda a zaga - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Renato Gaúcho conversa com Neuton; característica dos flancos ajuda a zaga Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

06/06/2011 18h18

O Grêmio teve uma drástica mudança na característica de seus laterais. Na maioria dos jogos do primeiro semestre, Gabriel e Gilson - que foi para o América-MG -  formavam as duas pontas da defesa. Ambos tem o ataque como principal ponto forte. Agora, Mário Fernandes atua pela direita e Neuton pela esquerda. Dois zagueiros de origem reforçam a marcação. Tal troca, na avaliação dos atletas, melhorou o rendimento do setor de retaguarda.

Defesa invicta é ameaçada por retornos

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    Nesta segunda, o Grêmio disputou jogo-treino contra o Cerâmica. Gabriel, recuperado de lesão, foi um dos destaques e a defesa está ameaçada

"A gente sabe que o zagueiro sofre se não tiver marcação pelo lado. O Lúcio e o Gabriel são mais ofensivos, chegam na frente. Já o Mário e o Neuton nos ajudam mais. Talvez por serem zagueiros de origem. Eles defendem também, isso facilita. Isso é necessário", explicou Saimon.

A mudança não começou bem. Contra o Corinthians, na primeira chance dos laterais defensivos, o Grêmio foi vazado duas vezes e perdeu em casa por 2 a 1. Mas a melhora veio logo nas partidas seguintes. Contra  Atlético-PR e Bahia não houve gol sofrido pelo time do Olímpico, que venceu por 1 x 0 e 2 x 0 respectivamente.

"É tudo ritmo de jogo. Eu não vinha atuando na lateral, como aconteceu no ano passado. O Saimon nunca teve  essa sequência. Agora é adaptação e confiança. Erramos muito no primeiro jogo, mas melhoramos e demonstramos que a defesa evoluiu muito. Ainda temos que crescer, mas estamos no caminho", atestou Neuton.

O jogador admite apostar na lateral-esquerda, posição vaga no Grêmio. Com Bruno Collaço lesionado e Lúcio atuando no meio-campo, Neuton quer ocupar a lacuna no time. Até agora, o rendimento em campo o mantém como titular.

"As características defensivas ajudam a mim e ao Mário. O Lúcio e o Gabriel jogam mais para frente. Eu e o Mário somos zagueiros de origem, isso dá mais segurança para os colegas. Até o Fábio [Rochemback] ganha mais espaço para atacar. Isso é bom, e espero me manter por ali", concluiu Neuton.

O Grêmio treina em dois turnos nesta terça-feira. No primeiro trabalho da semana, um jogo-treino contra o Cerâmica terminou 4 a 0 para o time tricolor. Leandro duas vezes, Roberson e Gabriel marcaram. O próximo compromisso oficial será no sábado, contra o São Paulo, no Morumbi, às 18h30 (horário de Brasília).