Topo

Mário Fernandes monopoliza coletiva de Renato e deve perder vaga no Grêmio

Mário Fernandes tem apresentado bom futebol pela lateral-direita, mas Gabriel volta - Wesley Santos/Pressdigital
Mário Fernandes tem apresentado bom futebol pela lateral-direita, mas Gabriel volta Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

08/06/2011 07h01

"300 perguntas, 298 sobre o Mário Fernandes", disse Renato Gaúcho ao fim de sua entrevista coletiva na sala de conferências do estádio Olímpico, nesta terça-feira. O treinador gremista simulou dormir em tom de brincadeira, mudou o foco, mas respondeu todos os questionamentos sobre o jogador. A dúvida se dá pelo retorno de Gabriel. Ambos disputam a lateral-direita do time tricolor.

"Ele tem crescido, como todos têm. Hoje trabalhamos bola aérea, e ele tem melhorado neste sentido. A prática é que faz isso. Quando o cara é bom, joga em qualquer lugar. Onde você coloca, ele vai. Como lateral ele está bem, sei que gosta de jogar como zagueiro, e que pode ir bem também. Ele está aproveitando a oportunidade", comentou Renato Gaúcho.

Depois de ficar afastado por lesão no adutor da coxa esquerda, Gabriel foi destaque do jogo-treino de segunda-feira. Por outro lado, Mário tem mantido o nível de atuação pela lateral-direita e a defesa do Grêmio não leva gol há dois jogos.

"Existem duas situações: quando o jogador sai do time porque está mal é uma coisa, mas quando sai por estar bem com cartão ou lesão, é outra. Tenho que ser coerente. Não posso cometer injustiça. Quem está jogando tem que entender porque o companheiro saiu. Se estava mal, ou se foi problema. O importante é isso. O Mário está bem, mas o Gabriel também estava quando saiu. É um problema bom. O ruim é quando não tem ninguém para a posição", comentou Renato. "Eu pergunto para vocês [imprensa]: quem deixaria o Gabriel no banco?", completou.

A cada resposta de Renato ficou mais claro que Gabriel irá voltar ao time. Independente da permanência ou não de Mário Fernandes, o jogador irá reaver a condição de titular. Com pouca chance de alteração na estrutura tática da equipe, Mário deve perder espaço.

Mário Fernandes é um jogador com trajetória polêmica. Quando chegou ao Grêmio, ele decidiu voltar para sua cidade natal em uma 'fuga' do Olímpico. Além de outros momentos em que não mostrou saber onde preferia atuar.

"A fuga foi antes da minha chegada. Eu tive só um problema com ele, mas a caixinha funcionou. Ele não apareceu para trabalhar, e deixou 2 mil. Mas quem nunca teve um problema? Ele dormiu demais. Talvez tenha gasto R$ 100 na noite, e perdeu mais 2 mil aqui. Ele tem 20 anos, deixa ele. Comigo ele nunca fugiu, não veio um dia, mas nunca fugiu. Nunca mais deixou de treinar, o bolso pegou", finalizou.

Grêmio e São Paulo se enfrentam neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), em São Paulo. O time tricolor de Porto Alegre treina nesta quarta-feira à tarde. Leandro, que voltou a sentir lesão na virilha, é dúvida para o jogo.