Topo

Grêmio não pretende reforçar lateral esquerda e R. Gaúcho segue improvisando

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

09/06/2011 07h02

A direção do Grêmio definiu que não irá contratar mais um lateral-esquerdo para a disputa do Campeonato Brasileiro. Caso apareça um negócio de ocasião, a possibilidade será estudada. No grupo, Lúcio e Bruno Collaço são os jogadores de origem, mas o técnico Renato Gaúcho vem utilizando o zagueiro Neuton improvisado na posição. Com o bom rendimento do jovem nas últimas oportunidades, os cartolas optaram por concentrar esforços e recursos na contratação de um zagueiro e de um atacante de referência.

"A princípio a lateral esquerda não é mais a nossa prioridade. Se surgir algum negócio razoável, a gente até pode pensar. Acreditamos que temos alternativas dentro do nosso grupo suficientes para representar o Grêmio", declarou o vice de futebol, Antônio Vicente Martins.

Lúcio foi contratado para ser o titular da lateral esquerda, mas desde a reta final do Campeonato Brasileiro de 2010 vem sendo improvisado no meio de campo. Com a contratação de Marquinhos, do Avaí, o jogador revelou que gostaria de retornar para a sua posição de origem, mas Renato Gaúcho ainda não definiu em que função o jogador irá atuar, pois ele segue se recuperando de um problema decorrente de uma pancada que recebeu na costela na partida contra o Atlético-PR.

Na última terça-feira, Lúcio correu ao redor do gramado suplementar e fez fisioterapia no vestiário. O retorno do jogador à equipe ainda é incerto. Ausente na partida contra o Bahia, o treinador optou por utilizar Escudero na meia, já que Marquinhos busca a melhor forma física.

Bruno Collaço teve um início começo de temporada de qualidade. Atuou na maioria dos jogos, marcou gol no Gre-Nal de reservas em Rivera-URU e começou a se firmar na equipe, depois de ser emprestado em 2010 para a Ponte Preta. Mas em abril sofreu uma lesão muscular na coxa e perdeu espaço. Foi retirado da lista da Libertadores, pelo problema físico, e até um novo empréstimo foi cogitado. Na última terça-feira, o jovem lateral voltou a trabalhar com o grupo e pode ficar à disposição contra o São Paulo, mas como ficou um longo tempo em recuperação, deve ficar de fora.

Sem alternativas, depois ceder o contestado Gilson para o América-MG, Renato Gaúcho optou pela improvisação do zagueiro Neuton desde a primeira partida do Campeonato Brasileiro. Depois da derrota na estreia para o Corinthians, no estádio Olímpico, o rendimento do jovem defensor cresceu e ele vem recebendo elogios do treinador e da crítica. A tendência é que seja mantido na posição para a partida contra o São Paulo, no sábado, às 18h30, no Morumbi.  

Nesta quinta-feira, o Grêmio realiza o penúltimo treinamento antes do jogo contra o tricolor paulista. Após a atividade marcada para as 9h, o grupo ganha folga até a manhã de sexta-feira. O último treino ocorrerá às 8h30 e depois do almoço no estádio Olímpico, a delegação gremista inicia o deslocamento para São Paulo.