Topo

L. Euzébio é o melhor em desarmes no Brasileiro e o Flu é o vice-campeão

Marlos Bittencourt

No Rio de Janeiro

14/06/2011 07h01

A defesa do Fluminense, que sofreu cinco gols até à quarta rodada do Campeonato Brasileiro, tem sido muito criticada pela torcida. Pelo menos o zagueiro Leandro Euzébio, até o momento, é o campeão de desarmes da competição, com média de 23,3 por partida. O time do Fluminense é o segundo colocado em desarmes, com média de 124,8 até agora, perdendo apenas para o Corinthians, com 130,8.

Com cinco gols sofridos neste Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem saldo menos dois porque marcou apenas três. Levou dois do São Paulo (2 a 0)na estreia na competição, depois derrotou Atlético-GO por 1 a 0 e na sequência o Cruzeiro por 2 a 1. Na reestreia de Abel Braga no comando da equipe sofreu mais dois (2 a 0) do Corinthians.

O zagueiro, apesar das críticas, se notabilizou pelo Fluminense em 2010, ano da conquista do tricampeonato brasileiro, por marcar gols importantes e por ter integrado a defesa menos vazada da competição nacional. Depois da conquista do título nacional, Leandro Euzébio repetiu o gesto de Leandro, quando defendia o São Paulo, e subiu na trava do Engenhão.

Leandro Euzébio costumava dizer em 2010 que a boa fase não era apenas do setor defensivo, mas de toda a equipe. No ano em que o time do Fluminense foi campeão depois de 26 anos, o zagueiro creditou o excelente desempenho da defesa ao técnico Muricy Ramalho, atualmente no Santos, que exigia muito de zagueiros, volantes e laterais

Com seis pontos na tabela da competição, o Fluminense voltará a campo no próximo sábado, às 18h30, contra o Bahia, no Engenhão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe baiana, até a quarta rodada, sofreu oito gols e marcou cinco, também ficando com saldo negativo.