Topo

Casemiro supre carência do São Paulo na armação e vira referência ofensiva

Volante soma 2 gols, é o "rei" dos passes no time e o 3º que mais finaliza - Fernando Donasci/UOL
Volante soma 2 gols, é o 'rei' dos passes no time e o 3º que mais finaliza Imagem: Fernando Donasci/UOL

Bruno Thadeu

Em São Paulo

17/06/2011 09h15

O São Paulo há tempos abdicou da figura do típico camisa 10, responsável por cadenciar e criar as jogadas ofensivas. Na era Muricy também não havia um armador específico. O atual 10 do time, Rivaldo, não tem espaço entre os titulares. Sem um articulador nato em uma equipe recheada de volantes, coube a Casemiro a tarefa de dar maior criatividade ao meio-campo. O camisa 8 se destaca nos principais quesitos ofensivos do time, líder isolado do Brasileirão.

OS NÚMEROS DE CASEMIRO NO BR

Jogador que mais dá passe, em média, por partida no São Paulo: 34,5 passes.

Casemiro e Lucas marcaram dois gols no Brasileirão, seguidos por Dagoberto, Marlos e Jean.

Terceiro maior finalizador do time no torneio, atrás apenas de Lucas e Dagoberto.

Uma assistência para gol de Dagoberto, contra o Fluminense, na rodada inicial do Brasileirão

Casemiro anotou dois gols no Nacional, ambos em chutes de fora da área, além de uma assistência. Ele divide a artilharia interna com Lucas. O camisa 8 tem liberdade para chegar à área.

Apenas Lucas e Dagoberto finalizam mais do que ele. São 2,5 finalizações de Casemiro por jogo, conforme levantamento do Datafolha. Lucas tem 3,5 finalizações, e Dagoberto 3 chutes por partida, em média.

O meio-campista é quem mais troca passes, em média, por jogo no São Paulo: 34,5 passes.

Convocado para o Mundial sub-20, que acontecerá na Colômbia, Casemiro deve desfalcar o São Paulo por cinco jogos no Brasileirão.

“Estou muito feliz, não poderia ser diferente. Mais uma vez poder vestir a camisa da Seleção é muito importante. Mas só vou pensar nisso no dia 4, pois ainda tem jogos pelo São Paulo e precisamos manter o time na liderança",declarou.

O esquema adotado por Paulo César Carpegiani no Brasileirão possibilitou Casemiro atacar. A marcação é a principal deficiência do atleta.

Na atual formação do São Paulo, o treinador destacou dois meio-campistas especificamente para marcação, Wellington e Rodrigo Souto, com Casemiro como um terceiro volante e deixando Lucas, Dagoberto e Marlos adiantados. No começo da competição, Carpegiani usou quatro volantes.