Topo

Mário Fernandes abandona baladas, recebe elogios e vira titular do Grêmio

Mário Fernandes sempre teve qualidade reconhecida, mas o extra-campo atrapalhava - Wesley Santos/Pressdigital
Mário Fernandes sempre teve qualidade reconhecida, mas o extra-campo atrapalhava Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

18/06/2011 07h01

Mário Fernandes nunca teve futebol questionado. Desde sua chegada ao Grêmio, todos reconhecem nele qualidades de um atleta diferenciado. Porém, a conduta fora de campo o atrapalhou. Frequente em baladas, o jogador oscilou entre titularidade e reserva. No entanto, Renato Gaúcho vê uma mudança de conduta. Com a nova postura, Mário conquistou o direito de seguir na equipe contra o Vasco.

Mário mudou de posição inúmeras vezes, esteve machucado, mas o que mais o prejudicou foi a frequência em atividades que contrariam a vida de atleta. Não era difícil ver o jovem jogador gremista em casas noturnas de Porto Alegre mesmo em dias que antecediam treinamentos. O ponto mais alto da falta de comprometimento aconteceu pouco antes das finais do Campeonato Gaúcho. Mário faltou a um treinamento, foi multado, mas parou de errar.

"O Mário sabe jogar, o que precisava era se ajudar. Aqui todo mundo gosta dele. Quando eu o puni, afastei, chamei atenção, é porque ele não estava fazendo isso. Eu tive a idade dele, e fizeram isso comigo, e me ajudaram muito. Aprendi. Ele precisava tomar uma dura, que mexesse no bolso, para para acordar. Eu falei para ele que o tempo passa. Ele tem que ser titular do Grêmio, é bom jogador, merece ganhar dinheiro. Da forma que ele estava se comportando não iria fazer isso. Mas ele melhorou, mudou a cabeça, tem se dedicado, e é titular", explicou Renato Gaúcho.

O comandante do clube portoalegrense sempre deu atenção especial ao jogador. O mesmo projeto será implantado com seu irmão, Jonatas Fernandes. Contratado do Corinthians, o atacante foi apresentado pelo Grêmio e trouxe uma fama assustadora. Fuga de concentração, baladas e briga com médicos estão no repertório não oficial do caçula da família.

"Cabe a ele fazer o que tem que ser feito. Se o Mário seguir jogando bem, irá permanecer no time. Caso contrário voltará para o banco. Mas tem muito futebol, sabe jogar. Independente de lateral ou zagueiro", comentou Renato.

Mário já foi pretendido por Inter de Milão, Juventus e Real Madri. Neste ponto, a lesão no ombro - ocorrida em 2010 - o atrapalhou. Recuperado, o jogador ainda sonha atuar na Europa. "Não cabe a mim falar disso, a diretoria é quem sabe. De qualquer forma, a negociação é fruto do bom trabalho no Grêmio", comentou Renato Gaúcho.

O Grêmio tem treinamento recreativo marcado para a manhã deste sábado. No domingo, o time tricolor recebe o Vasco, pela quinta rodada do Brasileirão. O jogo ocorrerá no Olímpico, às 16h (horário de Brasília).