Topo

Nova dupla de zaga do Grêmio enfrenta o ataque campeão da Copa do Brasil

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

19/06/2011 07h02

O Grêmio terá contra o Vasco da Gama, neste domingo, no estádio Olímpico, a terceira dupla de zaga diferente no Campeonato Brasileiro. Sem poder contar com Rodolfo e Rafael Marques, Mário Fernandes e Saimon serão os responsáveis por parar o ataque campeão da Copa do Brasil. Desde início do Brasileirão, o clube carioca utilizou times reservas ou mistos e, mesmo assim, é o segundo melhor da competição com oito gols. Apesar de jovens, Renato Gaúcho acredita no potencial dos garotos e confia em um bom rendimento, com o apoio dos experientes da equipe.

"Eu mostrei a maneira que eles têm que se comportar dentro do campo, passei muita confiança e falei do adversário, principalmente dos atacantes. Durante a semana, aproveitei os treinos para mostrar como o Alecsandro e o Éder Luís, que não é fácil de ser marcado, jogam. A nossa defesa é jovem, mas tem certa experiência. Já atuaram em vários jogos importantes, inclusive na Libertadores, e se estão jogando no Grêmio é porque eu tenho confiança neles. Estão recebendo oportunidades e têm dado conta do recado", declarou.

Até o momento, o Grêmio sofreu cinco gols, em quatro jogos. Dois contra o Corinthians, no Olímpico, e três contra o São Paulo, no Morumbi. Na estreia contra o Corinthians, Rodolfo fraturou a fíbula e abriu espaço para Rafael Marques. O jogador contratado em 2009 fez boas partidas contra o Atlético, no Paraná, e contra o Bahia, no Olímpico, mas acabou expulso no último domingo e não poderá atuar.

Para recompor a linha defensiva, Renato Gaúcho promoveu o retorno de Gabriel à lateral direita e concedeu a Mário Fernandes a oportunidade de atuar na sua posição de origem, fato raro na temporada e onde ele prefere jogar. Saimon e Neuton estão entre os titulares desde a estreia e tem apresentado bom rendimento, apesar do último atuar improvisado na lateral esquerda.

Durante a semana, vários jogadores do Grêmio mostraram opiniões diferentes sobre o confronto pouco tempo depois do Vasco conquistar a Copa do Brasil. O goleiro Victor prefere nem discutir o tema, pois acredita que o adversário tem muitas qualidades e será perigoso, mesmo atuando longe dos seus domínios.

"É o campeão da Copa do Brasil. É um time que foi campeão com seus próprios méritos. Tem jogadores experientes e de qualidade. Se dermos o mínimo de espaço, eles desequilibram. É um jogo de muita tensão. Vamos fazer um estudo aprofundado do adversário, pois ele tem qualidade. Temos que fazer valer a nossa força dentro do Olímpico", revelou o goleiro.

Grêmio e Vasco da Gama se enfrentam pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, no estádio Olímpico. O time carioca é o sétimo colocado com sete pontos e o tricolor gaúcho é o nono com seis.