Topo

Grêmio lamenta inexperiência, mas vê 'cascudos' falharem no Brasileirão

Gabriel lamenta pênalti perdido contra o Vasco; "cascudos" deixam a desejar - Neco Varella/Agência Freelancer
Gabriel lamenta pênalti perdido contra o Vasco; 'cascudos' deixam a desejar Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

20/06/2011 09h49

Renato Gaúcho definiu como 'cascudos' os jogadores experientes do Grêmio ou pretendidos pelo clube. Do atual elenco são: Victor, Fábio Rochemback, Gabriel, Rafael Marques, Douglas e Lúcio. Segundo a avaliação do comando técnico, destes jogadores é que se pode esperar mais em campo. No entanto, são exatamente eles que não tem rendido o esperado. Reclamando inexperiência, Renato absolve os mais rodados do time.

Contra o São Paulo, o alvo de críticas foi Douglas, acusado de omissão. Gabriel errou pênalti contra o Vasco, mesmo jogo em que Victor falhou no gol adversário. Lúcio está longe de lembrar o jogador de 2010, Rafael Marques começou o Brasileirão no banco de reservas, e, por fim, Fábio Rochemback escorregou ao receber a bola contra o São Paulo e não tem a participação esperada.

Por outro lado, uma das poucas coisas boas vistas nos últimos jogos do Grêmio é a afirmação dos jovens zagueiros. Saimon, Mário Fernandes e Neuton - que não está tão bem, improvisado como lateral-esquerdo - tem rendido mais do que o esperado pelo comando técnico.

Mesmo assim, a principal reclamação de Renato Gaúcho é recorrente: a falta de experiência. "Os adversários tem levado vantagem na experiência. Eles têm jogadores mais 'cascudos', espertos, que sabem se posicionar. Hoje temos um grupo muito jovem, não se forma uma equipe com somente este tipo de atletas", voltou a lamentar Renato Gaúcho após o empate em 1 a 1 contra o Vasco.

Gilberto Silva e Miralles podem, com o passar do tempo, reforçar a turma dos mais velhos. Além de André Lima, que está em fase final de recuperação e será posto em campo aos poucos. No entanto, nenhum deles estará em campo contra o Botafogo. Gilberto Silva por questões legais, e Miralles e André Lima pela condição física. "Nenhum dos dois vai jogar. O Miralles, por exemplo, está cerca de 30%. Não adianta. Se eu o colocar agora, além de não conseguir jogar, ser criticado, vai acabar se machucando", avaliou o comandante.

A parte física é a razão, também, para o meu desempenho de Lúcio. "Ele tem perdido os treinamentos do início da semana, físicos. Por isso, em determinado momento do jogo acaba a força. Tirei ele hoje [domingo] exatamente por esta situação", finalizou o comandante.

Os jogadores do Grêmio receberam folga nesta segunda-feira. Na terça, o elenco treina em dois turnos. O próximo compromisso oficial será no domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio Engenhão, contra o Botafogo. Rafael Marques volta ao time. Victor e Fábio Rochemback estão fora.