Topo

Lesões e falta de chutes em gol atrapalham sequência de Escudero no Grêmio

Escudero tem sequência no Grêmio atrapalhada por lesões e falta de tentativas a gol nos jogos - Neco Varella/Agência Freelancer
Escudero tem sequência no Grêmio atrapalhada por lesões e falta de tentativas a gol nos jogos Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

20/06/2011 11h45

Logo em sua chegada ao Grêmio, Damián Escudero sofreu uma série de lesões. Oscilando entre passagens curtas pelo time e vezes que sobrava até dos reservas, o argentino não conseguiu atuar regularmente. Recuperado das questões médicas, outro problema o assola. Na avaliação de Renato Gaúcho, ele chuta pouco em gol, o que impossibilita sua utilização como atacante.

Logo em sua estreia, Escudero marcou após receber cruzamento, contra o Porto Alegre, pelo Campeonato Gaúcho. Este foi o único gol dele com a camisa do Grêmio. Deste então ocorreram mais 15 chaces, nem todas desde o início dos jogos, e nada de produtivo.

"Ele [Escudero] precisa aparecer mais na frente, chutar mais a gol, porque joga em uma posição ofensiva. Mesmo não propriamente o ataque, ele tem que gostar disso, tentar. É reflexo da posição em que ele jogava no exterior, perdeu um pouco o chute. Mas aqui é assim, tem que tentar", avaliou Renato Gaúcho.

De fato, Escudero prefere, normalmente, o passe. Nos quatro jogos em que entrou neste Brasileirão [contra Bahia, Atlético-PR, Corinthians e Vasco], o jogador chutou somente três vezes em gol, mas tem aproveitamento de passe beirando os 90%, de acordo com o Datafolha.

A falta de gosto pelo último toque fez Renato Gaúcho rever a utilização de Escudero como atacante. Na avaliação do treinador, ele atua no local hoje ocupado por Lúcio, o lado esquerdo do losango de meio-campo. A única alternativa para titularidade seria a colocação de Lúcio na lateral-esquerda, algo que não parece estar nos planos de Renato Gaúcho.

O Grêmio tem reapresentação marcada somente para terça-feira. Depois do empate em 1 a 1 com o Vasco, pela quinta rodada do Brasileirão, o próximo compromisso será contra o Botafogo, domingo, às 16h (horário de Brasília), no Engenhão. Fábio Rochemback, suspenso, e Victor, que se apresentará à seleção brasileira, são desfalques. Rafael Marques e Marquinhos, que cumpriram suspensão, voltam ao time.