Topo

Para seguir 100% com Joel, Cruzeiro conta com retrospecto favorável diante do Grêmio

Fábio crê em confronto difícil diante do Grêmio, mas espera que o Cruzeiro mantenha sequência - Washington Alves/Vipcomm/Divulgação
Fábio crê em confronto difícil diante do Grêmio, mas espera que o Cruzeiro mantenha sequência Imagem: Washington Alves/Vipcomm/Divulgação

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

06/07/2011 07h03

Em busca da terceira vitória consecutiva no Brasileirão, o Cruzeiro contará com um retrospecto favorável diante do Grêmio, nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em jogos como mandante, a equipe celeste não é derrotada pelo tricolor gaúcho desde 1998.

Naquele ano, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 2 a 0, com gols de Rodrigo Mendes e Scheidt. Desde então, foram cinco vitórias celestes e dois empates. Na era de pontos corridos no Brasileirão, iniciada em 2003, o time mineiro jamais foi derrotado pelo rival gaúcho enquanto atuou como mandante.

Com o tabu a favor contra o Grêmio, o goleiro Fábio espera que a equipe mantenha sequência de bons resultados no Brasileirão. “Isso é importante. Contra o Grêmio, são sempre jogos difíceis. No começo do campeonato, jogamos bem, mas não conseguimos as vitórias. É importante ter vitórias na Arena para ter oportunidade de deslanchar”, disse.

Nas duas últimas rodadas, com Joel Santana no comando, o Cruzeiro conseguiu as primeiras vitórias no Campeonato Brasileiro, ao superar Coritiba, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, e Vasco, por 3 a 0, em São Januário. Os seis pontos somados garantiram a ascensão da zona de rebaixamento para a décima colocação.

Apesar da boa fase no Brasileirão e do tabu contra o Grêmio, o volante Fabrício mantém cautela. “Mas é sempre complicado. É um time forte, tem uma camisa forte, de respeito. Temos que respeitar os caras”, observou.

Enquanto ostenta retrospecto favorável como mandante diante do Grêmio, o Cruzeiro convive com um tabu contrário em jogos recentes diante do tricolor gaúcho. Nos últimos quatro encontros entre as duas equipes pelo Brasileirão, a equipe mineira não venceu.

A última vitória cruzeirense aconteceu no returno de 2008, por 3 a 0, no Mineirão. Em 2010, o confronto disputado na Arena do Jacaré, pelo primeiro turno, terminou empatado em 2 a 2. Na segunda metade da competição, em reencontro no estádio Olímpico, o Grêmio venceu por 2 a 1.

Palpites para o jogo*Participe
Cruzeiro
 
77%
Empate
 
17%
Grêmio
 
5%
* Estatística gerada pelos palpites de usuários no Bolão. Os números são atualizados em tempo real.

Já na edição anterior do Campeonato Brasileiro, o time gaúcho goleou o Cruzeiro por 4 a 1 no primeiro confronto, disputado em Porto Alegre. No segundo turno, houve empate por 1 a 1 no Mineirão.

A dificuldade em vencer o rival gaúcho se tornou motivo de alerta para o volante cruzeirense Marquinhos Paraná. “No ano passado nós não vencemos o Grêmio no Brasileiro e, se Deus quiser, vamos jogar bem e conseguir essa vitória. Jogando dentro de casa, com o apoio da torcida, que tem que ter paciência e nos apoiar até sair o gol, para ter tranquilidade”, salientou.