Topo

Palmeiras inicia rodízio, e Deola volta ao gol com números melhores que Marcos

No Campeonato Brasileiro, Marcos (e) e Deola farão um rodízio no gol do Palmeiras - Fabio Braga/Folhapress
No Campeonato Brasileiro, Marcos (e) e Deola farão um rodízio no gol do Palmeiras Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

07/07/2011 07h01

No início da temporada, o técnico Luiz Felipe Scolari e o preparador Carlos Pracidelli informaram que, no último ano de carreira de Marcos, ele teria uma programação específica no Palmeiras da qual faria parte um rodízio com os outros goleiros do clube. Pois chegou a hora de o rodízio começar. Depois de tomar conta do gol alviverde por nove jogos consecutivos, Marcos dará lugar a Deola nesta quinta-feira, na partida contra o América-MG. Mas a troca pode até ser favorável à equipe.

MARCOS EM 2011

-12 jogos disputados
-13 gols sofridos
-média de 1,08 gol sofrido por jogo
-7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas

Apesar de ser um dos grandes ídolos da história do Palmeiras, já ter operado milagres ao longo de sua trajetória no clube e de ainda fazer grandes apresentações, como no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, Marcos já não é mais unanimidade entre os torcedores no que diz respeito à titularidade. E os números comprovam que, pelo menos nesta temporada, o companheiro mais jovem vive um momento melhor.

Como o ‘Santo’ teve uma pré-temporada bem maior que os demais jogadores palmeirenses e foi submetido a uma preparação intensa e específica para aguentar a maratona de partidas em seu ano de despedida, Deola fez quase o dobro de jogos que o parceiro, atuando sobretudo no Campeonato Paulista. E ainda assim, teve média de gols sofridos inferior à de Marcos.

Nas 21 vezes em que entrou em campo neste ano, Deola levou apenas 10 gols, média de 0,47 tento por partida. Marcos, por outro lado, foi vazado 13 vezes em 12 jogos, média de 1,08. A goleada vexatória por 6 a 0 para o Coritiba na Copa do Brasil está inclusa nesta conta, mas mesmo sem ela, seriam 7 gols em 11 partidas, média de 0,64 por jogo.

DEOLA EM 2011

-21 jogos disputados
-10 gols sofridos
-média de 0,47 gol sofrido por jogo
-15 vitórias, 5 empates e 1 derrota

Em aproveitamento de pontos – considerando três pontos também para vitórias na Copa do Brasil –, a vantagem de Deola é ainda maior. Ao todo, com ele em campo, o Palmeiras teve um aproveitamento de 79,36%, contra 63,89% do ídolo.

Em todas essas contas, vale lembrar, é claro, que Deola atuou na maioria dos jogos mais fáceis do Palmeiras, entre eles as partidas contra adversários pequenos do Paulista e as primeiras rodadas da Copa do Brasil, embora também tenha estado em campo em todos os clássicos do Estadual. Marcos, por sua vez, jogou as sete primeiras partidas do Brasileiro, contra rivais considerados mais duros como Cruzeiro, Inter e Botafogo.

O rodízio que começa nesta quinta-feira contra o América-MG deve se estender por todo o Nacional. A ideia da comissão técnica é poupar Marcos em alguns jogos disputados fora de casa, sobretudo quando os intervalos entre as partidas não chegarem a uma semana e a recuperação física do goleiro exigir mais do que isso.

Poupado no jogo em Sete Lagoas, Marcos deverá estar à disposição de Felipão normalmente para o clássico de domingo contra o Santos, no Pacaembu.