Topo

Experiência com jovens faz J. Camargo 'reviver' Mithyuê e Roberson, no Grêmio

Roberson recebeu poucas chances até agora e tem novo momento com Julinho - Neco Varella/Agência Freelancer
Roberson recebeu poucas chances até agora e tem novo momento com Julinho Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

09/07/2011 09h51

Julinho Camargo, novo técnico do Grêmio, tem sua carreira pautada pelo sucesso nas categorias de base. Conquistas nacionais e internacionais com times inferiores o credenciaram a receber a primeira oportunidade em um grande clube agora no Olímpico. Exatamente esta experiência o faz crer no renascimento de atletas 'esquecidos' no Grêmio. Mithyuê, Roberson e Pessalli são exemplos de jovens que devem ganhar mais espaço na equipe.

Ainda não houve mudança drástica no time utilizado anteriormente por Renato Gaúcho. Mesmo que a movimentação tenha sido alterada e a metodologia de trabalho seja quase oposta, Julinho não colocou nenhum de seus preferidos no time. Mas isso não tardará a acontecer.

Não é raro ver o novo treinador gremista parando atividades, orientando e elogiando jovens. Neste ponto, Mithyuê, eleito melhor jogador do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2008, com Julinho no comando, é o preferido. A cada lance do meia-atacante, o treinador rasga elogios aos gritos.

"O Julinho foi quem acreditou em mim pela primeira vez, me tirou do futsal e me deu sequência. Trabalhar com ele significa a chance de algo novo no Grêmio, de voltar a jogar", disse Mithyuê ao UOL Esporte. O jogador recebeu poucas oportunidades no profissional em 2010, foi emprestado ao Atlético-PR, voltou no início do ano e as chances seguiram escassas.

"Minha principal dificuldade na montagem do time é orientar os jogadores que atuam pelos lados. Os meias que chegam na frente. É uma função mais complexa. É um trabalho árduo que está sendo feito pelo Escudero e pelo Leandro nos titulares. Por isso trabalho em cima do Mithyuê, do Roberson, eles se tornarão muito importantes para o grupo. São jogadores que tem ideia do que precisam fazer pois trabalhamos juntos anteriormente", disse Julinho Camargo.

Pessalli, não citado nas palavras do treinador, também comemora o novo horizonte. O meia entrou no segundo tempo do jogo contra o Cruzeiro, na última quarta-feira. Tal situação seria inimaginável com o comando técnico passado.

"Precisamos desses garotos. Quero todos eles disponíveis e com o sistema compreendido. Será necessário a participação deles com mais frequência para que o Grêmio consiga os resultados", explicou o treinador.

O Grêmio volta a campo neste domingo, às 16h (horário de Brasília), para atuar contra o Coritiba, no Olímpico. O jogo da nona rodada do Brasileirão significa recuperação para equipe portoalegrense, atualmente em 16º na classificação.