Topo

Trunfo de Luxa, volante Airton está invicto contra o Flu e só perdeu um clássico pelo Fla

Airton durante a sua apresentação no Fla neste retorno; bom retrospecto em clássicos - Fábio Borges/ VIPCOMM
Airton durante a sua apresentação no Fla neste retorno; bom retrospecto em clássicos Imagem: Fábio Borges/ VIPCOMM

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

09/07/2011 07h05

O volante Airton voltou ao Flamengo para ser o trunfo de Vanderlei Luxemburgo na armação da equipe rubro-negra. Peça fundamental para a liberação dos meias e laterais, o jogador teve uma reestreia positiva na vitória sobre o São Paulo e está confirmado para o clássico contra o Fluminense, domingo, às 16h, no Engenhão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

RETROSPECTO DE AIRTON EM CLÁSSICOS

FLUMINENSE - 4 JOGOSUma vitóriaTrês empatesNenhuma derrota
BOTAFOGO - 5 JOGOSTrês vitóriasDois empatesNenhuma derrota
VASCO - 4 JOGOSDuas vitóriasUm empateUma derrota
TOTAL - 13 JOGOS Seis vitóriasSeis empatesUma derrota

Além da sua importância tática, principalmente no que diz respeito ao preenchimento de espaços, Airton é o “pé de coelho” do treinador diante do Tricolor das Laranjeiras. Ele jamais saiu de campo derrotado vestindo a camisa do Flamengo contra o rival.

Na campanha do título brasileiro de 2009, Airton teve excelente atuação na vitória rubro-negra por 2 a 0. Na ocasião, Adriano Imperador marcou os dois gols do triunfo. O volante também esteve em outros três empates. Um pelo Campeonato Carioca e dois pela Copa Sul-americana.

Mas o bom retrospecto vai além do rival das Laranjeiras. Pelo Flamengo, Airton disputou 13 clássicos e só foi derrotado em uma oportunidade. O revés foi para o Vasco da Gama, que venceu por 2 a 0 no Campeonato Carioca de 2009. Os números não empolgam o jogador, sempre comedido nas entrevistas e minimizando a sua importância no atual elenco rubro-negro.

“É muito bom poder voltar ao time. Gostei de reencontrar a torcida e vi que eles ainda sentem um carinho por mim. Agora vamos dar sequência ao trabalho. Me senti bem e estou de volta para ajudar o Flamengo. Tenho a certeza de que vamos ter um bom ano, mas estou aqui apenas para colaborar de acordo com a preferência do professor Vanderlei”, afirmou.