Topo

Clássico mineiro deixa Dorival Júnior e Mauro Fernandes na berlinda

Bastante pressionados, Dorival Júnior e Mauro Fernandes buscam alívio no clássico  - Divulgação/site oficial do América-MG
Bastante pressionados, Dorival Júnior e Mauro Fernandes buscam alívio no clássico Imagem: Divulgação/site oficial do América-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

10/07/2011 07h03

Em situação complicada no Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e América-MG entram em campo neste domingo, às 18h30, na Arena do Jacaré, obrigados a reagir num clássico que poderá definir o futuro dos técnicos Dorival Júnior e Mauro Fernandes, que entram em campo ameaçados pela má-fase de suas equipes.

RIVAIS SE ENFRENTAM PELA 4ª VEZ EM 2011

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Nas semifinais do Mineiro, o Atlético superou o América, com duas vitórias, e chegou à decisão

Com campanhas parecidas, Atlético e América ocupam, neste momento, a zona de rebaixamento para a Série B. Em 17º lugar, o time comandado por Dorival Júnior somou apenas oito pontos (33% de aproveitamento) em 24 disputados. Logo abaixo, na 18ª colocação, a equipe dirigida por Mauro Fernandes conquistou somente seis pontos, ou 25% de rendimento.

Se ambos ainda se sustentam em seus cargos, apesar das campanhas ruins de suas equipes no Brasileirão, Dorival Júnior e Mauro Fernandes podem ver o cenário se complicar para quem sair derrotado do chamado ‘clássico da crise’. Além da permanência na zona de rebaixamento, o time perdedor terá de convivem com uma sequência sem vencer na competição ainda mais indigesta.

Depois de ganhar os dois jogos iniciais, contra Atlético-PR (3 a 0) e Avaí (3 a 1), o Atlético não venceu mais no Brasileirão. Em seis rodadas, foram dois empates, com Bahia (1 a 1) e Atlético-GO (2 a 2), e quatro derrotas, sendo três seguidas e com placares expressivos – Flamengo (4 a 1), Internacional (4 a 0) e Ceará (3 a 0). O outro revés foi para o São Paulo, por 1 a 0.

A sequência negativa do América é ainda maior. São sete jogos sem vencer. O único triunfo foi na estreia, contra o Bahia, por 2 a 1, de virada. Depois, o time de Mauro Fernandes empatou três vezes – Cruzeiro (1 a 1), Avaí (2 a 2) e Palmeiras (1 a 1) – e sofreu quatro derrotas, para Vasco (3 a 0), Internacional (4 a 2), Flamengo (3 a 2) e Santos (1 a 0).

Num cenário mais positivo, o vencedor no clássico ganhará uma sobrevida na competição. “Sabemos que domingo um tem que sair triste, e espero que, mais uma vez, seja o torcedor atleticano. Empate é ruim para os dois, porque continuarão na zona de rebaixamento, vitória de um dos times fará com que possa engrenar”, observou Mauro Fernandes, em entrevista ao programa Alterosa no Ataque, da TV Alterosa/SBT.

Solidário a Dorival Júnior, com quem mantém bom relacionamento, Mauro Fernandes lamentou o constrangimento vivido pelo colega e seus comandados ao serem alvos de protesto de um grupo de 50 torcedores, que recepcionaram a delegação atleticana no Aeroporto Internacional de Confins, na última quinta-feira, com pipocas e moedas de cinco centavos.

“Um time como o Atlético não merece recepção que teve até pela grandeza do clube, jogadores, comissão técnica”, disse o treinador americano. “Ele (Dorival Júnior) sabe o carinho que eu tenho por ele e a recíproca é verdadeira. Eu admiro muito o trabalho dele, torço para que continue fazendo o grande sucesso que faz, só espero que a recuperação do Atlético não seja no domingo”, acrescentou Mauro Fernandes.

Palpites para o jogo*Participe
Atlético-MG
74%
Empate
18%
América-MG
8%
* Estatística gerada pelos palpites de usuários no Bolão. Os números são atualizados em tempo real.

Na última sexta-feira, a diretoria do Atlético garantiu a permanência de Dorival Júnior no comando. O treinador reuniu-se com os jogadores e cobrou nova atitude da equipe no clássico deste domingo. Para isso, ele espera que o time alvinegro tenha a mesma vontade em campo demonstrada pelo América.

“Vi jogos do América, é uma equipe competitiva, jogando com vibração muito grande e é essa vibração que nós queremos que o Atlético volte a ter. E é em cima dela que vamos alcançar novamente a nossa regularidade. Voltando a ter essa vibração, esse comprometimento que a equipe sempre teve, eu não tenho dúvidas que o Atlético vai brigar por coisas boas dentro do campeonato”, ressaltou Dorival Júnior.

Atlético e América já se enfrentaram três vezes nesta temporada, todas pelo Campeonato Mineiro. Na primeira fase do Estadual, o time americano venceu por 2 a 1. Em novo encontro nas semifinais, a equipe de Dorival Júnior, com dois triunfos, por 3 a 1 e 2 a 1, se classificou para a final, mas perdeu o título para o arquirrival Cruzeiro.