Topo

Defesa do Atlético-MG encerra sequência negativa, mas é a 3ª mais vazada

Meia Caio desempenhou bem o papel de ajudar na marcação no meio-campo  - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Meia Caio desempenhou bem o papel de ajudar na marcação no meio-campo Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

10/07/2011 21h09

Além de encerrar série de seis jogos sem vencer, o triunfo sobre o América-MG, por 2 a 0, neste domingo, na Arena do Jacaré, pôs fim a uma sequência amplamente negativa da defesa do Atlético-MG. Antes do clássico estadual, a equipe alvinegra havia sofrido 11 gols em três partidas.

Em nove partidas do Brasileirão, a defesa atleticana, com 16 gols sofridos, é a terceira mais vazada. Os números do time comandado por Dorival Júnior são superiores apenas ao vice-lanterna Avaí, que teve suas redes balançadas 22 vezes, e que o próprio o América-MG. Com os dois gols sofridos neste domingo, a equipe americana chegou a 18.

Com baixo rendimento defensivo nas últimas rodadas, o Atlético sofreu queda brusca no Brasileirão. Depois de iniciar a competição com duas vitórias, sobre Atlético-PR (3 a 0) e Avaí (3 a 1), e aparecer entre os líderes, o time mineiro não venceu nas seis rodadas seguintes, quando sofreu quatro derrotas e empatou duas vezes.

Nesta queda de rendimento do Atlético, a defesa teve participação negativa, principalmente nos duelos que mais próximos ao clássico com o América. O time alvinegro sofreu quase 70% dos gols nos três jogos anteriores à vitória sobre o rival. Em sequência, o time comandado por Dorival Júnior foi goleado por Flamengo, por 4 a 1, e Internacional, por 4 a 0, além de ser derrotado pelo Ceará, por 3 a 0.

A equipe alvinegra sofreu gols em sete dos nove jogos disputados até agora no Brasileirão. O Atlético passou em branco apenas na estreia da competição, quando derrotou o Atlético-PR por 3 a 0, na Arena do Jacaré.

No entanto, ter uma das piores defesas no Campeonato Brasileiro não é novidade para o Atlético. Na campanha do ano passado, quando passou boa parte da competição a lutar contra o rebaixamento à Série B, o time mineiro foi o segundo mais vazado, com 64 gols sofridos, superado apenas pelo rebaixado Goiás, que levou 68.

Agora ensaiando reação, o Atlético volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Santos, às 21h, na Vila Belmiro, pela décima rodada do Brasileirão. Enquanto o time alvinegro se reabilitou com triunfo sobre o América, a equipe comandada por Muricy Ramalho vem de derrota no clássico paulista diante do Palmeiras, por 3 a 0, no Pacaembu.