Topo

Em busca do ritmo ideal, André Lima volta a marcar após jejum de 4 meses

André Lima comemora segundo gol do Grêmio contra o Coritiba e fim de jejum - Nabor Goulart/Agência Freelancer
André Lima comemora segundo gol do Grêmio contra o Coritiba e fim de jejum Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

11/07/2011 09h30

Quatro meses longe das redes não é uma boa marca para um centroavante. Completamente justificável para André Lima, que se lesionou e precisou passar por uma cirurgia. Mas o reencontro com a meta adversária ignorou qualquer razão para separação e trouxe de volta ao jogador a alegria de quem faz o que sabe. Ciente que ainda não está rendendo o ideal, o camisa 99 do Grêmio fechou a vitória contra o Coritiba, por 2 a 0, no último domingo, mas mantém a cautela sobre os próximos passos para reaver a melhor condição.

Aos 25 minutos do segundo tempo, um contra-ataque rápido acabou nos pés de Leandro, pela ponta direita. O jogador cruzou, Douglas fez um corta-luz e André Lima entrou livre para marcar. A troca rápida de posições lembrou a efetividade do ano anterior, quando ao lado de Jonas, André foi fundamental na arrancada que levou o Grêmio da zona do rebaixamento para a Libertadores do ano seguinte.

"Só o tempo vai me deixar ficar como eu estava antes da lesão. Ainda sinto muito dentro do jogo. Mas o ritmo e o tempo de bola eu vou pegar a cada partida, jogando. Isso vai me deixar bem. Voltar a fazer gol é maravilhoso, mas vamos continuar trabalhando com calma", explicou André Lima.

A recuperação não foi fácil. Uma lesão no joelho no fim do primeiro turno do Campeonato Gaúcho reduziu o número de jogos, mas não o aproveitamento de André. Até agora em 2011 foram 14 jogos e 6 gols.

"O Brasileirão é longo, ainda temos 30 rodadas. Muita coisa vai acontecer. A expectativa é o time encaixar o mais rápido possível para conquistar os pontos que perdemos  no começo. Temos chance de título, a esperança é a última que morre", lembrou.

A formação, no entanto, mudou muito em relação ao bom momento do ano passado. Antes com Jonas e Douglas na parceria ofensiva, agora André Lima conta, principalmente, com Escudero e Leandro, que jogam abertos pelos flancos para servir o comandante de ataque.

"A principal mudança nem é quem chega na frente, mas minha movimentação. Na ideia imposta pelo Julinho Camargo [novo técnico do Grêmio] eu tenho que voltar um pouco mais até o meio-campo para marcar. É claro que eu gosto de estar na frente para fazer os gols, mas vou seguir as orientações", definiu.

De folga na segunda-feira, os jogadores do Grêmio se reapresentam na terça e iniciam preparação para o duelo com o Figueirense, pela décima rodada do Brasileirão. O duelo ocorrerá no domingo, às 16h (horário de Brasília), em Florianópolis.