Topo

Escudero renasce com chegada de Julinho Camargo e tem melhor atuação no Grêmio

Escudero fez, contra o Coritiba, o melhor jogo pelo Grêmio desde sua chegada - Wesley Santos/Pressdigital
Escudero fez, contra o Coritiba, o melhor jogo pelo Grêmio desde sua chegada Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

11/07/2011 07h02

Desde sua chegada ao Grêmio, Escudero não conseguiu se firmar. Lesões e mudanças de posições atrapalharam a carreira do argentino. No entanto, a troca de comando técnico tende a melhorar a situação. Julinho Camargo dá atenção especial ao jogador e vê crescimento no rendimento em campo.

"Em alguns momentos, contra o Cruzeiro, a ideia de time que era duas linhas de quatro, acabou não acontecendo. Ele fechou pelo meio e o Gilberto Silva enterrou acompanhando o Montillo. Ficou parecido com um losango, que não era a intenção. Mas com a semana de trabalho, eu falei para o Escudero, e ambos estávamos tristes, sobre esta situação. A ideia é fazer uma segunda linha, e para isso ele tem todas características que eu admiro. Ele é agressivo, conclui bem, e funciona por ali. Não funcionou no primeiro jogo, não por culpa dele, mas do pouco tempo de trabalho", disse o treinador.

Não é difícil ver Julinho conversando particularmente com o argentino. Algo que não acontecia com Renato Gaúcho. As dificuldades de relacionamento do jogador eram constantemente expostas pelo ex-treinador, algo que não parece atrapalhar neste momento.

Em campo, Escudero mostrou nestas duas partidas um comportamento completamente diferente do que teve desde sua chegada, em fevereiro. Jogadas individuais, chutes em gol, reclamações, cobranças a companheiros, tudo que não acontecia passou a acontecer no 'novo Escudero'.

"Ele teve uma atuação completa. É um jogador que gosto muito, sabe como jogar na função que preciso dele. Está habituado ao que preciso ali", referiu o treinador.

A participação, antes escassa, agora é frequente. Segundo as estatísticas do Datafolha, Escudero recebeu 39 vezes a bola e desperdiçou somente uma jogada. Teve 88% de aproveitamento de passes e arrematou duas vezes, ambas corretamente, em gol no jogo deste domingo quando o Grêmio venceu o Coritiba por 2 a 0. Até agora, Escudero tem 1 gol, exatamente em sua estreia, nos 19 jogos que disputou.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta terça-feira. Dois turnos de trabalhos estão marcados, o primeiro em Eldorado do Sul, no centro de treinamentos do clube. O próximo compromisso oficial será no domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Figueirense, em Santa Catarina.