Topo

Grêmio reduz número, mas qualifica desarmes e volta a não levar gol após 1 mês

Julinho Camargo orienta jogadores do Grêmio e melhora qualidade dos desarmes - Tárlis Schneider/Agência Freelancer
Julinho Camargo orienta jogadores do Grêmio e melhora qualidade dos desarmes Imagem: Tárlis Schneider/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

11/07/2011 14h10

O Grêmio voltou a ficar uma partida sem levar gols depois de um mês sendo vazado. Neste domingo, a vitória por 2 a 0 contra o Coritiba repetiu o resultado da partida contra o Bahia, há cinco rodadas, exatamente o último jogo que o Grêmio havia vencido e ficado sem levar gols. O número de desarmes do time tricolor reduziu em relação à média do certame, mas foi qualificado, com o crescimento de acertos no quesito, segundo as estatísticas do Datafolha.

Julinho Camargo cobra muito de seus jogadores que pressionem em pares ou trios a bola do adversários. Assim, a chance de desarmes incompletos ou incorretos é menor. O oponente se vê fechado, e acaba entregando a bola ou fazendo ligação direta entre a zaga e o ataque, devolvendo a bola para a defensiva gremista. Tal situação ficou evidente contra o Coritiba, quando Pereira e Émerson abusaram dos chutes fortes para o ataque.

"O Marcelo foi muito bem em situações isoladas e isso nos deu oportunidade para construir o placar com mais tranquilidade. Mas, de uma maneira geral, tivemos o controle das ações, conseguimos compactar mais o time, fazendo pressão no meio, marcando com qualidade e chegando com vários jogadores na frente. Desde o ataque, todo mundo se preocupou em ocupar os espaços. Foi uma tarde boa, porque aproveitamos as oportunidades e conseguimos uma vitória importante. O trabalho está sendo bem feito e os resultados virão", disse o zagueiro Rafael Marques via assessoria de imprensa.

Os números revelam a boa jornada defensiva do Grêmio. Foram 87 desarmes no total. Bem abaixo dos 113,3 de média que o time tricolor tem no Brasileirão. Porém, foram 60 completos, com somente 27 incompletos. A maioria correta totaliza 68%. Contando os 1.024 desarmes absolutos no certame, com 675 corretos, a soma beira 65%, ou seja, cresceu três pontos percentuais no último jogo.

"O Coritiba faz um temporada muito boa, chamou a atenção de todos no primeiro semestre chegando na final da Copa do Brasil, e vem mostrando qualidade no Brasileirão. A equipe deles é rápida com a bola no chão e também leva perigo pelo alto, mas conseguimos uma atuação segura. Agora teremos uma semana para trabalhar, corrigir algumas falhas e vivenciar mais o esquema proposto pelo Julinho. Estamos no caminho certo", comentou Rafael.

Individualizando a participação dos defensores, Rafael Marques fez 13 desarmes, Fábio Rochemback 11, Gilberto Silva 10 e Mário Fernandes 9. A zaga gremista ainda cedeu 5 escanteios, fez 19 faltas e recuou para Marcelo Gohe em 4 oportunidades. O goleiro foi fundamental no resultado. Em inúmeros lances, foi o camisa 12 que evitou os gols com defesas difíceis.

De folga nesta segunda-feira, os jogadores do Grêmio voltam a trabalhar na terça-feira. O próximo compromisso oficial será pela décima rodada do Brasileirão, no domingo, em Florianópolis, contra o Figueirense, às 16h (horário de Brasília).