Topo

Lúcio compara estilo de Julinho Camargo, no Grêmio, a Mano Menezes

Julinho Camargo lembra estilo e formação de Mano Menezes em 2007, diz Lúcio - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Julinho Camargo lembra estilo e formação de Mano Menezes em 2007, diz Lúcio Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

11/07/2011 18h32

Julinho Camargo trabalhou nas categorias de base do Grêmio quando Mano Menezes era técnico do time principal. Além disso, as trajetórias do atual técnico da seleção e do comandante gremista tem vários pontos em comum. Ambos passaram pelas categorias de base da dupla Gre-Nal, treinaram times do interior gaúcho e foram contratados em momento de crise pelo Grêmio. Concordando com tantas semelhanças, o lateral-esquerdo Lúcio comparou o estilo de ambos.

Lúcio trabalhou com Mano Menezes em 2007. Suas palavras concordam com o já dito por Lucas Leiva, na seleção brasileira. O volante do Liverpool elogiou Julinho, que segundo ele é o técnico que mais o ensinou em termos táticos. O marcador foi comandado pelo atual técnico do Grêmio nas categorias de base do time do Olímpico.

"Pelo que vi do jogo contra o Cruzeiro, por exemplo, a função que ele quer de cada jogador é muito parecido com o tipo de jogo do Mano. Saída em velocidade e defesa se recompondo rápido. Era o que o Mano Menezes nos pedia em 2007. Ele sempre priorizou a característica de cada jogador. Tem alguns técnicos que pedem para o jogador fazer algo que foge de sua característica, isso o atrapalha. Mas o Julinho não faz isso, ele faz o contrário. Ele lembra muito o Mano. Dá ao jogador a função que pode fazer", disse Lúcio em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O jogador estará de volta ao time tricolor após período lesionado. Com Renato Gaúcho, desde 2010, ele atuava no meio-campo, pelo lado esquerdo do losango central. No entanto, esta situação deve ser alterada com o pensamento do novo comandante.

"Não terei problemas de adaptação. Eu fiz toda carreira como lateral. Foi ali que despontei para o cenário nacional. Posso ter dificuldades em uma ou outra coisa que o Julinho queira. Mas pelo que vejo, e já disse, ele lembra muito o Mano Menezes. Vou fazer o mesmo que fiz em 2007, e será maravilhoso", comemorou. "Foi meu melhor momento", completou.

De fato, Lúcio teve bom aproveitamento sob comando de Mano Menezes no Grêmio em 2007, ano em que o time tricolor foi vice campeão da Libertadores. Ao lado de Carlos Eduardo, pela esquerda, o jogador conseguia tramar jogadas ofensivas e ser a principal arma da equipe.

De folga nesta segunda-feira, os jogadores do Grêmio se reapresentam na terça, e iniciam preparação para o duelo contra o Figueirense, domingo, às 16h (horário de Brasília), em Florianópolis. Lúcio será liberado pelo departamento médico e pode voltar ao time já na próxima rodada.