Topo

Antônio Lopes quer tirar América-MG da zona da degola até o fim do 1º turno

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

13/07/2011 07h04

O técnico Antônio Lopes, que comandará nesta quarta-feira o seu primeiro treinamento no América-MG, preparando-se para a estreia contra o Ceará, no próximo domingo, em Fortaleza, revela que vai trabalhar para atingir metas, gradualmente, à frente da equipe americana. “Não adianta você começar a construir do 10º andar”, observou o experiente treinador.

Segundo ele, é preciso iniciar com a base, com o “primeiro andar”. “A primeira preocupação é afastar o América da zona de rebaixamento,, aí depois sim você tentar uma colocação melhor, a sul-americana e depois, se você estiver bem, já começa a pensar mais acima, em uma Libertadores”, explicou.

Para Antônio Lopes, o projeto tem de ser feito por etapas e não de forma direta. “Não posso chegar aqui e dizer que vou disputar o título, primeiro tem de passar por todas as etapas. Se nós estamos na zona de rebaixamento, o primeiro projeto é sair disso, que é situação perigosa, para depois brigarmos pela Sul-Americana”, comentou.

De acordo com Antônio Lopes, se depois disso o América estiver na parte de cima da tabela, aí sim poderá postular a zona de Libertadores. “E se você conseguir e estiver na Libertadores, aí já dá para disputar o título, mas por hora não, temos de pensar em somar pontos para passar os outros. Estamos em terceiro lugar debaixo para cima e temos de ultrapassar o quarto para sair da zona de rebaixamento”, salientou.

Aos 70 anos, Antônio Lopes assume o comando do América-MG no lugar de Mauro Fernandes, que não resistiu à série de oito jogos sem vitória. O time americano só venceu o Bahia, por 2 a 0, na estreia no Brasileirão. A equipe soma seis pontos, com um triunfo, três empates e cinco derrotas, ocupando a 18ª colocação.

Antônio Lopes revela que fará uma projeção da pontuação a ser atingida pelo América até o término do primeiro turno, lembrando que faltam 10 rodadas para o término dessa fase. “Temos de ter tranquilidade e estabelecer meta. Temos de fazer projeção de somatória de pontos até o término do primeiro turno e se atingir aquele número de pontos sairemos dessa situação”, destacou.

Elogios ao antecessor

Antônio Lopes informou que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado por Mauro Fernandes. “O trabalho do Mauro foi muito bem feito. Sabemos da competência dele e vou dar sequência em seu trabalho. Vou trazer só um auxiliar e vou permanecer com a comissão técnica anterior. O trabalho vinha sendo muito bem feito e nada melhor do que dar sequência”, destacou.

O seu assistente é o ex-zagueiro do Vasco Miguel. Indagado sobre a solicitação de reforços, Antônio Lopes observou que vai analisar o elenco antes de solicitar qualquer contratações. “Vou analisar o elenco para depois, se necessário, pedir algum jogador”, comentou o veterano treinador, antes de completar: “Não existe isso de grupo fechado”.

Antônio Lopes enfatizou que se o América-MG precisar de reforços, terão de ser contratados jogadores para chegar em condições de assumir a condição de titular. “Contratação tem que ser de um jogador que chegue para vestir a camisa. Quero jogador para resolver e ser titular. Se não for desse jeito, não adianta contratar”, salientou.