Topo

Grêmio adota estilo europeu e torna volantes a base de sua formação

Fábio Rochemback passou nove anos no exterior e vê Grêmio com estilo europeu - Edu Andrade/Freelancer
Fábio Rochemback passou nove anos no exterior e vê Grêmio com estilo europeu Imagem: Edu Andrade/Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

17/07/2011 07h01

Julinho Camargo pode ser desconhecido de grande parte dos torcedores, mas aos poucos impõe seu jeito de trabalhar no Grêmio. O novo treinador já mudou a formação de Renato Gaúcho. O esquema 4-5-1 dos dois primeiros jogos do técnico novato fez Gilberto Silva e Fábio Rochemback virarem peças imprescindíveis na equipe. Segundo o capitão do time, tal movimentação é facilitada pois lembra o estilo europeu.

Rochemback e Gilberto Silva passaram nove anos cada atuando em gramados europeus. Fábio defendeu Barcelona, Sporting e Middlesbrough, enquanto Gilberto passou por Arsenal e Panathinaikos. Ambos estão habituados a serem importantes no momento em que a equipe precisa deixar a defesa e partir em velocidade.

"Depende muito da jogada. As vezes precisamos sair mais perto, buscar quem está melhor posicionado, ou tentar achar o 10, o armador do time. O contra-ataque depende de onde a bola for roubada, mas como geralmente é conosco, facilita a saída", explicou Rochemback.

Após o treinamento de sexta-feira, Julinho Camargo reuniu os dois volantes de sua equipe em teve uma breve conversa. "Temos nossas conversas, e isso é tudo que podemos comentar", despistou o capitão da equipe.

No entanto, a semelhança com o estilo de time europeu, já referida anteriormente por Julinho, é reconhecida pelos jogadores e facilitou a compreensão das atividades pelos pilares da marcação no centro do campo.

"Vejo semelhanças com o que acontece na Europa. Ele pede para nós diminuirmos os espaços, atuar sempre juntos, perto, isso me lembra os trabalhos que eram realizados lá", finalizou.

De folga neste domingo, os jogadores do Grêmio se preparam para a décima rodada do Brasileirão, quando enfrentarão o Figueirense, na quarta-feira, em Florianópolis. O horário da partida, porém, ainda não está confirmado pela CBF.