Topo

Atlético-MG aposta em retrospecto geral no Ipatingão para tentar reação

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

18/07/2011 18h07

Vivendo momento conturbado no Campeonato Brasileiro, a diretoria do Atlético-MG decidiu que os dois próximos jogos do time mineiro, contra Vasco e Fluminense acontecerão em Ipatinga. Apesar dos números alcançados nesta cidade no ano passado não terem sido favoráveis ao time mineiro, no retrospecto geral eles são positivos e servem de alento.

Em 28 partidas, o Atlético-MG venceu 16, empatou oito e perdeu quatro vezes, com aproveitamento de 60,71%. Já pelo Brasileiro de 2010, quando o Atlético também viu o Ipatingão como uma alternativa para tirar alguns jogos de Sete Lagoas. Mas, no Vale do Aço, o time atleticano só venceu Guarani (3 a 1) e perdeu duas partidas seguidas: Palmeiras (2 a 1) e São Paulo (3 a 2), abandonando depois a ideia de atuar no Vale do Aço.

O Atlético mandou jogos no Ipatinga na temporada passada após o Mineirão fechar para a reforma visando a Copa do Mundo de 2014. Se no Campeonato Brasileiro os resultados não foram os esperados, no Campeonato Mineiro e na Sul-Americana o estádio reserva boas lembranças para o clube.

Pela primeira partida da final do Campeonato Mineiro, contra o Ipatinga, no Ipatingão, o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo venceu, por 3 a 2, e deu passo decisivo para a conquista do título, que se confirmou com nova vitória, por 2 a 0, no Mineirão.

Na Sul-Americana, a diretoria atleticana mandou o jogo contra o Grêmio Prudente, pela primeira fase da competição em Ipatinga. No jogo de ida, o time mineiro empatou por 0 a 0, no interior de São Paulo. Atuando no estádio o time atleticano teve muitas dificuldades, mas conseguiu a classificação com gol marcado por Ricardinho nos minutos finais.

Apesar do retrospecto ruim do Atlético atuando em Ipatinga pelo Campeonato Brasileiro, o time mineiro teve melhor sorte no retrospecto de todos os jogos disputados no estádio em 2010. Ao todo foram sete partidas, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 61,98%.