Topo

Aos 34 anos, Marquinhos Paraná conquista Joel Santana: "É um líder quieto"

Para Joel, Paraná (f) não aparece muito, "mas é importante para a parte tática e para o dia a dia" - Washington Alves/VIPCOMM
Para Joel, Paraná (f) não aparece muito, 'mas é importante para a parte tática e para o dia a dia' Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

20/07/2011 18h01

Nesta quarta-feira, Marquinhos Paraná completa 34 anos. Apesar da idade considerada avançada, ele segue como titular absoluto no meio-campo do Cruzeiro pela quarta temporada consecutiva. Terceiro treinador a comandá-lo no clube mineiro, Joel Santana destaca que o volante alia discrição com eficiência.

“Jogador sério, competente. Pode não aparecer para muitos, mas é muito importante para a parte tática e para o dia a dia. Jogador sério, firme, correto, disciplinado, observador. Você praticamente não o vê. Fala pouco. Por isso que com 34 anos está no Cruzeiro”, avaliou o atual técnico do Cruzeiro.

Para estabelecer longa trajetória na Toca da Raposa, o volante precisou superar a desconfiança que marcou sua chegada. Indicado por Adilson Batista, com quem havia trabalhado no Figueirense e no Jubilo Iwata, ele foi contratado aos 30 anos sem passagens por grandes clubes brasileiros.

O início no Cruzeiro ainda foi marcado por episódios negativos. Em sua apresentação na Toca da Raposa II, Marquinhos Paraná desmaiou durante a entrevista coletiva. No jogo de estreia, o volante foi improvisado na lateral direita e acabou vaiado pela torcida, que pedia a entrada do reserva Apodi.

No entanto, Marquinhos Paraná se estabeleceu como um dos principais jogadores da equipe nos dois anos e meio em que Adilson Batista permaneceu como treinador. Com os sucessores, Cuca e Joel Santana, ele manteve a condição de titular.

Palpites para o jogo*Participe
Corinthians
 
54%
Empate
 
28%
Cruzeiro
 
18%
* Estatística gerada pelos palpites de usuários no Bolão. Os números são atualizados em tempo real.

Enquanto Joel seguir na Toca da Raposa, Marquinhos Paraná deverá manter lugar cativo no time celeste. “Faz parte do planejamento deste ano, pelo menos enquanto eu estiver aqui. Ele me agrada sobre todos os aspectos. Pela maneira de ser, de comportar e de jogar. Líder não precisa falar muito. É um líder quieto, na dele, que me ajuda muito, pois é muito observador dentro de campo”, destacou o Joel Santana.

Em 201 jogos pelo Cruzeiro, Marquinhos Paraná marcou apenas quatro gols. Ele conquistou três Estaduais (2008, 2009 e 2011), além de ter participado das campanhas de vice-campeonatos da Copa Libertadores, em 2009, e do Campeonato Brasileiro, em 2010.