Topo

Após "pré-temporada", Grêmio espera crescimento contra o Figueirense

Julinho Camargo, auxiliar e dirigente assistem primeiro rachão do Grêmio após treinamento - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Julinho Camargo, auxiliar e dirigente assistem primeiro rachão do Grêmio após treinamento Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

20/07/2011 12h11

Entre a última vez que o Grêmio entrou em campo para uma partida oficial e a próxima, que acontece nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), contra o Figueirense, em Florianópolis, foram dez dias. Tal período é superior a última pré-temporada realizada fora de Porto Alegre, no início de 2010. Após forte carga de treinamentos, o técnico Julinho Camargo acredita em evoluções táticas na equipe.

A última vez que o Grêmio deixou a capital gaúcha para o período de treinamentos da pré-temporada foi em janeiro de 2010. Naquele ano, os gremistas chegaram a Bento Gonçalves, na região serrana do Estado, dia 4 de janeiro à noite, e iniciaram trabalhos no dia 5. Como o retorno ocorreu dia 14 pela manhã, foram 9 dias de treinos físicos, técnicos e táticos para a temporada passada.

Neste ano, os trabalhos foram realizados em Porto Alegre. A direção do Grêmio, em parceria com o técnico Renato Gaúcho, optaram por permanecer em 'casa' já que havia a partida da pré-Libertadores logo no início do ano e seria desnecessário deslocar o elenco para outra localidade. Assim, não houve pré-temporada propriamente dita, com concentração e isolamento total.

De qualquer forma, raros são os momentos que, em meio a temporada, há tantos dias para treinar. Julinho Camargo aproveitou para passar suas ideias, ainda incipientes pela chegada recente, ao grupo de jogadores.

"Melhoramos no entendimento do meu pensamento. Quando há troca de comando, trocamos a metodologia. Hoje [terça-feira] fechamos duas semanas de trabalho e precisamos que o tempo nos ajude a compreender o pensamento o mais rápido possível. As coisas estão caminhando para melhor. Quero, ao longo desses primeiros meses, que tenhamos os resultados, pois só eles elevam a autoestima do elenco para a sequência de trabalho", disse o técnico Julinho Camargo em entrevista coletiva.

A compreensão dos jogadores aumentou, na avaliação do comandante. Tanto que foi liberado o primeiro recreativo desde sua chegada. Na terça-feira, os atletas se divertiram com o tão disputado 'rachão' no gramado principal do Olímpico.

"Ainda temos que pensar na marcação, na transição entre os setores com mais velocidade, nestas coisas. O Escudero, por exemplo, cresceu muito do primeiro para o segundo jogo. Em cada dia de treino batemos nesta tecla. O momento de chegar, subir, e arriscar tem que ser compreendido. Estamos trabalhando individualmente para crescer no todo, e depois a qualidade do pessoal poderá fluir", completou o treinador.

Após a partida contra o Figueirense, o Grêmio terá  novo período longo sem compromissos oficiais. Como o duelo com o Santos foi adiado já que o time paulista perdeu muitos jogadores para a seleção nacional, a equipe tricolor portoalegrense só voltará a campo na quarta-feira da próxima semana, para receber o América-MG, no Olímpico.