Topo

Álbum do Brasileirão traz principais craques e 'dá' títulos mundiais a Flu e Palmeiras

Reforços recentes de clubes, como Cañete e Alex Silva, não constam no álbum - Flavio Florido/UOL
Reforços recentes de clubes, como Cañete e Alex Silva, não constam no álbum Imagem: Flavio Florido/UOL

Bruno Thadeu

Em São Paulo

26/07/2011 17h06

O álbum do Brasileirão será lançado na próxima semana com as principais estrelas da competição. A edição do ano passado ficou desfalcada de Ronaldo e Roberto Carlos, por exemplo, que não chegaram a um acordo de direito de imagem com a Panini, empresa que elaborou o projeto.

A versão atualizada do álbum contém informações curiosas. Palmeiras e Fluminense são citados como “campeões mundiais Interclubes”, frisando que conquistaram a Copa Rio de 1951 e 1952, respectivamente. Já o atacante Keirisson é colocado no time base do Santos. O jogador há tempos deixou de ser opção entre os 11. 

A lista de ídolos de clubes que aderiu ao álbum de 2011 é extensa: Neymar, Ganso, Rogério Ceni, Rivaldo, Adriano, Juninho Pernambucano, Valdivia, Montillo...

Para apresentar o álbum ao público no fim de julho, foi preciso fechar a edição no começo do mês. Por essa razão, muitas contratações não foram citadas, casos de Martinuccio (Fluminense), Cañete (São Paulo) Alex Silva (Flamengo), Ibson (Santos), Henrique (Palmeiras), entre outros.

No entanto, alguns chegaram bem antes do fechamento da edição, entre eles Alex e Emerson (Corinthians) e Borges (que também não figuram nas fotos).

Dos 540 atletas presentes no álbum, 8 deles têm assinatura, entre eles Juninho Pernambucano

Henrique, agora do Santos, aparece como jogador do Cruzeiro.

“Os acertos são feitos individualmente e às vezes demora. Com alguns clubes recebemos uma lista prévia com os 15 jogadores que devem ser incluídos. Houve casos de um jogador chegar ao time com a lista dos 15 completa. Não poderíamos excluir um atleta com quem já havíamos acertado para que outro entrasse. Tínhamos prazo para fechar”, explicou Vilson Manfrinati, da divisão de futebol da Panini.

São 540 atletas de 40 clubes presentes no álbum do Brasileirão, que inclui séries A e B. Nas últimas edições de álbuns elaborados pela Panini colecionadores acusaram a empresa de lançar menos figurinhas cromadas no mercado, incitando mais compras.

O representante da empresa nega tal prática e afirma que todas as figurinhas são impressas com a mesma quantidade. “Muitos costumam guardar as cromadas. Tem pessoas que colecionam apenas as metalizadas. Não trocam. Mas todas figurinhas circulam em mesmo número”, assegura.

A Panini lançará inicialmente 20 milhões de envelopes, com cinco fotos cada. O custo do envelope é de R$ 0,80 centavos. Para atrair colecionadores, a empresa desenvolveu álbum de capa dura.