Topo

Ansiedade em casa e excesso de empates impedem que Vasco 'decole' no Brasileiro

Ricardo Gomes lamentou mais dois pontos perdido em casa pelo Vasco no Brasileiro - Site oficial do Vasco
Ricardo Gomes lamentou mais dois pontos perdido em casa pelo Vasco no Brasileiro Imagem: Site oficial do Vasco

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

29/07/2011 07h03

A receita parece simples para a disputa do Campeonato Brasileiro: vencer os jogos em casa e buscar o maior número de pontos possíveis jogando fora. Entretanto, mesmo ocupando a metade de cima da tabela e fazendo uma campanha relativamente boa, o Vasco não tem conseguido seguir o aprendizado sobre os pontos corridos e, consequentemente, não decola na competição para alcançar os líderes.

Analisando os duelos longe de São Januário, a campanha chega a ser satisfatória, mas os pontos desperdiçados em casa e em jogos que pareciam fáceis, prejudicam um melhor aproveitamento dos vascaínos. O empate contra o Bahia na última quinta-feira foi um exemplo clássico: embalados após três vitórias consecutivas, jogando de um adversário que luta contra o rebaixamento e com o estádio lotado, o time não soube explorar as vantagens e amargou um empate, amargando a saída do G-4.

Segundo o técnico Ricardo Gomes, a ansiedade por um bom resultado jogando diante da torcida tem atrapalhado os vascaínos, que, segundo ele, começam as partidas de uma maneira desesperada, como se estivessem buscando o resultado no fim da partida, e acabam se expondo demais.

"Essa ansiedade no início tem nos atrapalhado nos jogos em casa. Já perdemos alguns pontos que não poderíamos em função dessa irregularidade e isso não é bom. A obrigação mais uma vez era nossa, mas precisávamos construir isso ao longo do jogo, o que não aconteceu. Achamos o empate no fim do jogo", ressaltou o técnico vascaíno, acrescentando.

"O melhor plano para o campeonato é pontuar sempre, principalmente jogando em casa, onde não podemos pensar em outra coisa que não os três pontos. Para o Vasco, não interessa o G-4, mas sim o primeiro lugar. Nossa briga é pelo título e vai ser assim até o final", afirmou Ricardo Gomes.

Com o empate sofrido diante do Bahia, o cruzmaltino precisa de um resultado positivo no duelo contra o São Paulo, no domingo, às 16h, no Morumbi, pela décima terceira rodada do Brasileiro, para voltar a brigar por uma posição na parte mais alta da tabela. Com 21 pontos, o time está na quinta colocação e a sete pontos do Corinthians, líder isolado da competição.