Topo

Grêmio aposta em 'renegados' para melhorar campanha no Brasileirão

Mithyuê deve voltar a receber oportunidades no Grêmio com novo comando técnico de J. Camargo - José Doval/Grêmio
Mithyuê deve voltar a receber oportunidades no Grêmio com novo comando técnico de J. Camargo Imagem: José Doval/Grêmio

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

30/07/2011 10h20

O Grêmio não terá contratações até o fim do ano. Pelo fechamento do mercado de transferências internacionais e a falta de opções no país, alegada pela direção, o clube portoalegrense ficará com o elenco atual. Para mudar o quadro de derrotas, Julinho Camargo aposta em jogadores 'renegados' para criar um fato novo na equipe.

O momento está longe de ser bom. Com 13 pontos em 11 jogos, o Grêmio flerta com a zona do rebaixamento. Em caso de derrota para o Flamengo, neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Engenhão, tal situação pode ser consolidada pela primeira vez no certame. A campanha lembra muito o início de 2010, quando Silas foi demitido após uma série de 8 jogos sem vitória.

A troca no comando técnico em 2011 já aconteceu. Logo no início do certame, Renato Gaúcho não sobreviveu a pressão pelas eliminações recentes na Libertadores e no Gauchão. Para o atual treinador, que assumiu o time há quatro jogos, o rendimento ainda reflete o momento passado.

A aposta para reverter a situação é em jogadores menos badalados. Diego Clementino, Lins, Mithyuê, Pessalli, Saimon, Mário Fernandes, Adílson, Willian Magrão, todos são considerados homens de confiança de Julinho. Mithyuê, inclusive, pode receber oportunidade já neste sábado.

Por outro lado, Douglas, André Lima, Gabriel, Marquinhos e Lúcio perderam um pouco do prestígio que tinham com o comando passado. Atualmente, suas atuações geram contestações da torcida e em momentos de crise maior, não seria surpresa se alguns deles perdessem espaço.

Soberanos independente do comando técnico somente Fábio Rochemback, Victor e Gilberto Silva. Neles se baseia a esperança de experiência do time tricolor, que neste sábado joga suas fichas para fugir da crise.