Topo

Givanildo 'apaga' mancha de sua saída em 2010 para retornar ao América-MG

Dirigente do América diz que "história bonita" de Givanildo Oliveira no clube foi decisiva em sua contratação - Divulgação/Sport
Dirigente do América diz que "história bonita" de Givanildo Oliveira no clube foi decisiva em sua contratação Imagem: Divulgação/Sport

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

02/08/2011 07h15

Para voltar ao América-MG, time pelo qual foi campeão das séries B e C, em 2007 e 2009, respectivamente, o técnico Givanildo Oliveira, oficializado na noite de segunda-feira, teve de superar o episódio de sua saída do clube, no início de 2010, quando não quis continuar, optando por trabalhar no Sport. Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo do América, revelou que por esse motivo, após a saída de Mauro Fernandes, no início de julho, foi escolhido Antônio Lopes.

“Confesso que na ocasião não fiquei satisfeito, veio o Lopes primeiro por causa de alguma coisa quer tinha ficado para trás. Naquela época fiquei muito incomodado, falei isso para ele, sofremos muito, mas a gente entende que ele deixou história bonita aqui”, comentou Marcus Salum, em entrevista à Rádio Itatiaia.

“Foram dois títulos um na série B outro na C, e a gora está na hora de Givanildo trabalhar no América na Série A. Ele tem condições de fazer no campo. Realmente ficou mancha na saída de ele, que falou à época que era uma proposta irrecusável (do Sport) e estava com problemas particulares. Entendemos que era hora dele voltar e recontar essa história”, acrescentou.

Segundo o dirigente americano, o grupo de jogadores gosta dele, o Givanildo conhece América e há uma empatia dele com a diretoria. “Já trabalhamos junto, a história dentro de campo valeu muito mais do que esse episódio e todo mundo tem direito a errar, a fazer escolha errada e naquele momento foi o que ele fez”, afirmou Salum, considerando encerrado o episódio.

O novo treinador americano chegou em Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira, quando se reuniu com os dirigentes americanos e acertou o novo contrato com o América, até o final deste ano. Ele será apresentado aos jogadores, antes do treino da manhã desta terça-feira, que será comandado pelo ex-goleiro Milagres, treinador dos juniores, que dirigirá, do banco, o time contra o Corinthians, nesta quarta-feira, às 19h30, em São Paulo. Givanildo viajará com a delegação e acompanhará o jogo.

Givanildo Oliveira comandou o América na conquista da Série B do Brasileiro em 1997 e no título da Série C em 2009. Antonio Lopes acertou a sua saída do clube mineiro na manhã de segunda-feira, em reunião com a diretoria do América. O experiente treinador saiu sem conquistar nenhuma vitória e entrega o time mineiro a Givanildo Oliveira na última colocação do Brasileirão, com apenas oito pontos em 39 possíveis.