Topo

Grêmio inverte meio-campo e tem em Rochemback jogador mais participativo

Fábio Rochemback é o terceiro jogador que mais recebe bolas no Brasileirão, segundo o Datafolha - Neco Varella/Agência Freelancer
Fábio Rochemback é o terceiro jogador que mais recebe bolas no Brasileirão, segundo o Datafolha Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

02/08/2011 07h01

O Grêmio ainda busca a formação ideal para seu meio-campo. Em crise dentro e fora de campo, o time tricolor não deslanchou no Brasileirão. Para tentar criar mais jogadas ofensivas, o meio-campo gremista inverteu a lógica e tornou seu volante o protagonista. Fábio Rochemback é o atleta que mais participa das ações do time portoalegrense e o terceiro mais acionado do Brasileirão.

Com média de 37,3 bolas recebidas por partida, Fábio Rochemback só perde para D'Alessandro, do Internacional, e Leandro, do Atlético-MG entre os "donos da bola" no certame nacional. Segundo estatísticas do Datafolha, o volante participa mais do ataque do que da defesa gremista.

O marcador teve posicionamento alterado durante o certame. Com Renato Gaúcho, Rochemback era o principal marcador do setor defensivo. Depois da demissão do treinador, e com a chegada de Gilberto Silva, ele passou a atuar mais na frente.

A qualidade no passe curto e no lançamento favorecem Fábio a ter estatísticas de meia. Douglas, que seria o centralizador de jogadas, só se destaca em cruzamentos, passes errados e bolas perdidas.

Assumindo a responsabilidade, o capitão do Grêmio tenta, mesmo que de forma desorientada, comandar as ações da equipe. Mas tal conduta não parece dar resultados, já que o Grêmio não vence há três jogos. Com Julinho Camargo no comando foram 5 jogos, com uma vitória, 2 empates e duas derrotas. O aproveitamento gerado é de 33,3%.

Para o confronto com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Olímpico, a movimentação de meio deve mudar novamente. Willian Magrão foi testado ao lado de Rochemback no setor de combate, com Gilberto Silva improvisado como zagueiro. A partida é fundamental para a permanência da comissão técnica. Refém de resultados, em caso de derrota, Julinho Camargo deve ser demitido.