Topo

Grêmio ignora resultados paralelos e proximidade com zona do rebaixamento

Fábio Rochemback acredita que seja possível ignorar a proximidade com a zona do rebaixamento - Neco Varella/Agência Freelancer
Fábio Rochemback acredita que seja possível ignorar a proximidade com a zona do rebaixamento Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

12/08/2011 18h52

Em 16º no Brasileirão, o Grêmio se vê perto da zona do rebaixamento. Somente dois pontos separam o time do Olímpico da linha dos quatro últimos no certame nacional. No sábado, uma vitória do Atlético-GO contra o Santos [único jogo em que o adversário direto joga em casa] já colocaria o time tricolor entre os que estariam caindo para a segunda divisão. Para não aumentar a pressão pelo resultado, a ordem no Olímpico é esquecer a classificação e ignorar os resultados paralelos.

"A gente tem que esquecer os outros jogos e pensar daqui para frente. O Celso Roth teve a semana para trabalhar e entramos no sistema dele. Agora é pensar no Fluminense e temos que conseguir estes três pontos para dar uma respirada no campeonato", disse o capitão gremista, Fábio Rochemback.

Na pior das hipóteses, o Grêmio pode ser até 19º ao fim dos jogos de sábado. Para isso, além do Atlético-GO, bastam vitórias do Atlético-PR, que enfrenta o São Paulo, e do Avaí, que pega o Cruzeiro.

"Não é uma orientação que parte do comando técnico, mas os jogadores tem que estar focados no nosso time. Temos que ter atenção no nosso jogo, não no dos outros. Mas como a gente vive globalizado, e nossa aldeia é muito forte, certamente vai haver esta tensão. Teremos que administrar isso", comentou Celso Roth.

No domingo, porém, uma vitória simples contra o Fluminense reverte completamente o quadro negativo. Novamente, o Grêmio sairia da zona do rebaixamento. A busca para isso se dá com a primeira sequência de treinamentos de Celso Roth no time, já que antes de sua estreia o comandante teve somente dois turnos de trabalho com os atletas.

"Tivemos uma boa semana, de trabalhos fortes. Fizemos quatro treinamentos técnicos, mas ainda falta muita coisa. A semana foi boa. Os jogadores estão interessados, interagindo conosco e vamos tentar, no domingo, perceber o resultado disso", finalizou o técnico.

Grêmio e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Olímpico. O duelo conta pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho, no entanto, não disputa seu 16º jogo. Isto porque o embate com o Santos foi adiado e será disputado em outubro.