Topo

Celso Roth aprova rendimento de Brandão e abre disputa pela 9 do Grêmio

Brandão participa entre os titulares de treinamento do Grêmio e arranca elogios do técnico Celso Roth - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Brandão participa entre os titulares de treinamento do Grêmio e arranca elogios do técnico Celso Roth Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

13/08/2011 10h02

"O camisa 9" significa muito mais do que somente um número na veste do jogador. Tal alcunha se refere ao comandante de ataque, o homem responsável por fazer os gols do time. No Grêmio, André Lima, número 99, é titular absoluto. No entanto, Celso Roth aprovou o rendimento do recém chegado Brandão, que tem o número referido às costas e inicia disputa direta pela titularidade.

Vindo do Cruzeiro, Brandão não faz um bom 2011. Disputou somente seis partidas pelo time mineiro, não marcou gols. Antes disso, uma acusação de estupro na França fez o presidente do Olympique decidir por sua negociação. Querendo mudar o quadro, ele aceitou o desafio de atuar no Grêmio e chegou dizendo que busca dar a volta por cima.

Não tardou para a regularização e os primeiros treinamentos. Neles, Brandão mostrou o que já se esperava. É um jogador de muita força física, uma certa técnica, mas tem na vontade sua principal arma. Nada diferente de seu concorrente na função: André Lima. As mesmas características se aplicam ao jogador.

"Ambos são jogadores de referência. O Brandão parece, neste momento que o André ainda volta de lesão [no joelho, ainda no início do ano], com um pouco mais de movimentação. Mais mobilidade. Além disso, um é destro e outro canhoto. Mas ambos cabeceiam bem, fazem o pivô e tem uma qualidade técnica muito boa", explicou Celso Roth.

O trabalho de sexta-feira começou com André entre os titulares. Após alguns erros e reclamações do treinador, Brandão assumiu a vaga. Não mudou muito o quadro. O centroavante teve uma chance clara de gol, em cruzamento de Miralles, mas perdeu de dentro da pequena área ao chutar por cima. Mas foi o rendimento enquanto estava no time reserva que chamou a atenção de Roth. Brigando a cada jogada, Brandão arrancou elogios do comandante.

"Ele teve uma participação muito boa. Está bem fisicamente, tecnicamente e pode participar de qualquer jogo. Teria até condições de começar a partida, mas inicialmente quem começa é o André. Enquanto no time de baixo, ele nunca se abateu. Brigou, conseguiu vitória pessoal, isso é importante", explicou o comandante.

Antes do fim do treinamento, uma conversa com o jogador indicou o apreço de Celso. A disputa, portanto, está oficialmente aberta. A primeira parte da batalha pelo comando de ataque gremista será neste domingo, quando o time tricolor gaúcho enfrenta o Fluminense, no Olímpico. O jogo da 16ª rodada ocorre às 18h30 (horário de Brasília), em Porto Alegre.