Topo

Brandão e Miralles triplicam poder ofensivo do Grêmio, mas devem deixar time

Miralles marcou um gol no Brasileirão, quando recebeu oportunidade ser titular - Edu Andrade/Agência Freelancer
Miralles marcou um gol no Brasileirão, quando recebeu oportunidade ser titular Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

16/08/2011 07h01

Fruto de questionamentos no Grêmio, o setor ofensivo recebe atenção especial do técnico Celso Roth. O comandante de campo já admitiu, em mais de uma oportunidade, que precisa de mais intensidade dos jogadores de ataque. Contra o Fluminense, Brandão e Miralles tiveram pouco tempo, mas se mostraram opções válidas. Juntos, eles triplicaram o poder ofensivo do time. No entanto, ambos devem voltar à reserva para a próxima partida.

Brandão foi o primeiro a entrar. Aos 17 minutos do segundo tempo, ele substituiu André Lima, que mais uma vez não teve boa atuação. Em sua primeira participação, já uma chance de gol e o único arremate durante o período em que esteve em campo. Recebendo de Leandro, ele disputou com o goleiro de voleio, venceu, mas tocou por cima.

Pouco tempo depois, ele serviu um companheiro, participando de sua segunda jogada de conclusão, diferente de André, que passou em branco na partida. Em números, a comparação favorece o ex-jogador do Cruzeiro. Mesmo sem ter os 91,7 % de aproveitamento de passe que teve André, o jogador arrematou em gol, coisa que o titular não fez, e é função principal do centroavante.

Cinco minutos mais tarde foi a vez de Miralles entrar pelo lado direito do meio-campo, no 4-2-3-1 proposto por Celso Roth. Com mais capacidade ofensiva do que Leandro, o argentino deu poder de fogo ao time do Olímpico. Em 13 minutos atuando, Miralles conseguiu dois chutes em gol e esteve perto de balançar a rede. Pelo contexto do jogo, porém, ele acabou menos acionado. Somente 5 vezes, contra as 21 vezes em que Leandro participou das jogadas.

De qualquer forma, Leandro e André Lima juntos tiveram somente um chute em gol. Já Miralles e Brandão somados chegaram a três. Os reservas, com isso, triplicaram o número de tentativas da equipe gaúcha, algo muito requisitado por Celso Roth em treinamentos.

No entanto, não está nos planos de Celso uma mudança drástica na cara do time. Nem mesmo Marquinhos, autor dos dois gols do jogo, deve permanecer. Douglas volta de suspensão. Tal situação também se adapta ao ataque. André Lima segue, o mesmo vale para Leandro pela direita e Lúcio pela esquerda.

O Grêmio treina nesta segunda-feira no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O local será palco da partida contra o Ceará, quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília). A principal baixa na equipe é Fábio Rochemback, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.