Topo

Com trunfo dos 'três invictos', Fla quer manter boa campanha e perseguição ao Corinthians

David Braz, Junior Cesar e Léo Moura: os "três invictos" do Flamengo na temporada 2011 - Montagem com fotos de Vinicius Castro/ UOL Esporte
David Braz, Junior Cesar e Léo Moura: os 'três invictos' do Flamengo na temporada 2011 Imagem: Montagem com fotos de Vinicius Castro/ UOL Esporte

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

18/08/2011 07h10

Obrigação de vencer. Assim o Flamengo entra em campo, nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, para enfrentar o Atlético-GO, pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória do Corinthians sobre o Atlético-MG por 3 a 2, na última quarta-feira, o Rubro-Negro vai precisar mais do que nunca da característica “pé-quente” de três jogadores em especial.

AIRTON: TAMBÉM INVICTO

Wander Roberto/VIPCOMM
Desde que voltou ao Flamengo, o volante Airton não sabe o que é perder. Foram sete jogos disputados até o momento. Com ele em campo, o Rubro-Negro só sofreu gols na sétima partida, o empate em 2 a 2 com o Figueirense, no último domingo.

O time, que só perdeu uma vez na temporada e está invicto no Campeonato Brasileiro, pode se gabar de possuir no elenco três jogadores que não sabem o que é sair de campo derrotados em 2011. São eles: o zagueiro David Braz, o lateral-esquerdo Junior Cesar, e o lateral-direito Léo Moura. Os três já disputaram, ao menos, 15 jogos pelo Flamengo. Airton, que retornou recentemente, também está invicto, mas com menos jogos. Até o momento, entrou em campo sete vezes.

Na derrota para o Ceará, nas quartas de final da Copa do Brasil, dia 5 de maio, no Engenhão, nenhum jogador citado estava em campo. Um privilégio, já que até Ronaldinho, astro do time, conheceu o sabor da derrota na temporada. Sabedores do retrospecto positivo, os três só pensam em manter a “boa fama” e ajudar o Flamengo na perseguição ao Corinthians pela liderança do Campeonato Brasileiro.

“Sempre deixei claro o meu carinho pelo Flamengo e acredito que o fato de ainda não ter perdido aumenta a minha identificação com o clube. Todo time tem como ideal não sair de campo derrotado. Se ainda não perdi é porque o time todo vem jogando bem. Vamos fazer de tudo para manter essa invencibilidade até o fim do ano, mas estamos conscientes de que será muito difícil”, afirmou Léo Moura, seguido pelo zagueiro David Braz, atualmente reserva da posição.

“Todo jogador entra em campo querendo ganhar. Meu pensamento é só ajudar o time a vencer. É uma marca muito difícil de ser alcançada. É mais difícil ainda manter essa invencibilidade ao longo de um campeonato tão disputado como o Brasileiro. O que queremos no fim do ano é o título. Não adianta não perdermos e também não conquistarmos nada. Por isso, o Vanderlei tem conversado sempre conosco”, disse.

OS NÚMEROS DOS INVICTOS DO FLA NA TEMPORADA 2011

Léo Moura - 36 jogos / 1 gol
David Braz - 33 jogos / 1 gol
Junior Cesar - 15 jogos / 0 gols

Junior Cesar, jogador que arrumou o lado esquerdo da defesa rubro-negra, usa o bom retrospecto como motivação a cada partida disputada pelo Flamengo.

“Essa invencibilidade é muito importante não só para mim, mas para todo o grupo do Flamengo. Graças a Deus, desde que cheguei o time não perdeu e trabalho duro para ajudar a equipe a manter essa marca. Fico feliz por essa sequência de vitórias. Para mim, particularmente, não existe uma pressão a mais pelo fato de ainda não ter perdido este ano. Pelo contrário. Procuro usar isso como motivação para buscar as vitórias a cada jogo e levar o Flamengo ao topo da tabela. Esse é o nosso objetivo. Chegar ao final do ano dessa forma”, explicou o camisa 6 do Rubro-Negro da Gávea.

Com os “três invictos” e o escudeiro Airton, o Flamengo terá a estreia de Alex Silva em cima da necessidade da vitória. Sem Ronaldinho e Renato Abreu, suspensos, o técnico Vanderlei Luxemburgo vai definir o time apenas instantes antes do jogo. Entretanto, se o retrospecto dos jogadores entrar em campo, o torcedor rubro-negro poderá comemorar mais uma vitória na temporada.