Topo

Grêmio troca formação e cria "mutirão" para deixar de ser pior ataque do BR

André Lima não tem apresentado futebol suficiente e ganhará parceria no ataque - Neco Varella/Agência Freelancer
André Lima não tem apresentado futebol suficiente e ganhará parceria no ataque Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

20/08/2011 07h02

A goleada do Atlético-GO sobre o Flamengo por 4 a 1 não foi ruim somente para o time carioca. O Grêmio brigava com os goianos para não ser o pior ataque do certame. Como marcaram quatro, os oponentes da 18ª rodada passaram na frente. Agora, com 16 gols, o time do Olímpico está isolado na lanterna. A marca negativa aumentou a crise na agremiação gaúcha, que agiu rapidamente e criou movimento para "salvar" o ataque. Celso Roth trocou formação, colocou jogadores de características ofensivas e pregou trabalho para corrigir os erros apresentados.

Contra o Ceará, além da derrota por 3 a 0, com atuação longe do ideal, o time tricolor viu Douglas, Marquinhos e Diego Clementino perderem chance de marcar. No entanto, o centroavante, principal responsável pelas situações de gol, pouco participou da partida. André Lima deixou o campo no segundo tempo sem sequer um arremate.

Tal situação não é novidade. Desde que voltou de lesão, o jogador marcou somente um gol: contra o Coritiba. Por isso, Roth decidiu ampliar o poder de fogo colocando dois centroavantes juntos. Brandão, que vem mostrando qualidade nos treinamentos, foi escalado ao lado de André no principal treinamento para o jogo contra o Atlético-GO. Miralles também foi testado.

Além de duplicar o número de finalizadores, o treinador ainda aumentou a criação. Lúcio, que jogava aberto pela esquerda, deu lugar a Marquinhos, que dividirá responsabilidade com Douglas. Não bastasse isso, Gabriel, que tem no ataque sua principal capacidade, volta ao time na vaga de Adílson.

Julio Cesar, recém contratado, também tem chance de participar do jogo, e é outro atleta que se destaca no setor ofensivo. Esta, pelo menos, foi sua manifestação na apresentação oficial ao Grêmio, semana passada. Segundo Celso, o trabalho é que vai fazer as coisas melhorarem no setor ofensivo.

"Dois centroavantes é uma possibilidade. O time perde um pouco a característica da velocidade, mas ganha presença. São dois atacantes de qualidade [Brandão e André Lima] que podem se completar. Temos é que trabalhar para fazer os gols que não temos feito", disse o treinador.

Portanto, todas as ações do Grêmio foram em função do ataque. Mesmo que a defesa também tenha falhado na última rodada, são os gols pró que mais falta estão fazendo. O último treinamento antes da partida ocorrerá neste sábado. Domingo, o duelo com o Atlético-GO está marcado para às 16h (horário de Brasília), no Serra Dourada.