Topo

Santos e São Paulo colhem frutos do investimento na base e fazem duelo de jovens astros

Henrique, Neymar e Lucas traduzem política de investimento em jovens valores - Reuters
Henrique, Neymar e Lucas traduzem política de investimento em jovens valores Imagem: Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/08/2011 07h00

Santos e São Paulo têm ganhado de goleada dos rivais Corinthians e Palmeiras quando o assunto é revelação de atletas. O clássico San-São deste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, será uma amostra do trabalho desenvolvido pelo departamento de base dos dois clubes.

O time da Vila aposta em Neymar, Paulo Henrique Ganso, Rafael e Danilo para se afastar da zona de rebaixamento e reencontrar o futebol apresentado na Libertadores, quando faturou o tricampeonato.

O São Paulo tem Lucas e Casemiro como uma das principais referências do sistema ofensivo tricolor.

As convocações para as seleções de base podem servir como parâmetro para medir o potencial de Santos e São Paulo nas categorias inferiores. Do time campeão mundial sub-20, estiveram os são-paulinos Henrique, Bruno Uvini, Willian José e Casemiro. O Santos foi representado por Danilo e Alex Sandro (que ainda pertencia ao clube).

Neymar e Lucas, campeões sul-americanos com a seleção de base, foram cortados do Mundial juniores para atuar na Copa América. Wellington não foi ao Mundial sub-20 para não desfalcar ainda mais o São Paulo.

Já o Palmeiras emprestou Gabriel Silva à seleção sub-20. O Corinthians não teve atletas chamados.

RECEITAS DOS DOIS CLUBES PARA CAPTAR JOVENS TALENTOS

O clube da Vila mantém trabalho de busca de novos atletas, contratando jogadores ainda jovens, casos de Danilo e Alex Sandro, campeões da Libertadores. A “grife” que o Santos possui de time que dá espaço a jovens também atrai atletas.

Ex-jogador da base corintiana, o meio-campista Elivelton disse que um dos motivos por sua troca de time foi a perspectiva de ter espaço no profissional. Atualmente no time titular do Corinthians, apenas o goleiro Julio Cesar foi formado no clube.
Após anos de poucas revelações, o São Paulo voltou a apresentar diversas novidades vindas da base. A explicação para o ressurgimento da base é o alto investimento no CT de Cotia, destinado às categorias inferiores.

São seis campos em Cotia, um deles com capacidade para 1.500 espectadores. O local oferece salas de musculação, dormitórios e salas de aula, onde os jogadores têm aulas de inglês. O investimento surtiu efeito. Lucas Piazon, que sequer atuou no profissional, foi negociado para o Chelsea por 7 mi de euros

O Santos tem algumas fórmulas para atrair garotos talentosos. O clube pagava salários de profissionais para adolescentes vistos como futuros craques, entre os quais Diego (campeão brasileiro em 2002), Neymar e Jean Chera (atualmente no Genoa).

“Nós aproveitamos os garotos da base, fizemos contratações pontuais de peças que precisavam ser respostas, com salários em dia e um técnico de perfil vencedor”, declara o presidente do Santos, Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro.

“Você não consegue resultado de um dia para o outro. O São Paulo mostrou que um trabalho sério e com estratégia definida dão resultados. Esperamos revelar ainda mais atletas”, comentou o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes.