Topo

João Filipe mostra lado polivalente e ganha apelido de Adilson: 'Blackenbauer'

João Filipe chegou como "tampão" e ganhou espaço e muita moral no São Paulo - Alex Silva/Divulgação/SPFC
João Filipe chegou como 'tampão' e ganhou espaço e muita moral no São Paulo Imagem: Alex Silva/Divulgação/SPFC

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/09/2011 07h00

O zagueiro João Filipe está em alta no São Paulo. Contra o Figueirense, ele atuou fora da sua posição original e deu conta do recado, sendo muito elogiado pelo técnico Adilson Batista, que lhe deu um apelido inusitado: Blackenbauer.

LUIS FABIANO JÁ TREINOU NO SÁBADO

  • Reinaldo Gama/UOL

    Após a boa evolução da cicatrização, o atacante do São Paulo, Luis Fabiano, antecipou a programação e treinou no campo no sábado no CT do clube.

“Nosso Blackenbauer jogou bem. Está bem o menino. Tem potencial enorme, fez uma bela partida”, falou Adilson em coletiva de imprensa após a vitória por 2 a 1 no último sábado.

Para quem chegou como ‘tampão’ e para compor um setor que estava desfigurado por muitos desfalques, nada mal ganhar um apelido que remeta a ‘versão negra’ de um dos maiores zagueiros da história do futebol alemão.

Com 12 desfalques e sem nenhum lateral-direito de ofício, Adilson teve que improvisar João Filipe no setor e chamou o garoto da base Danilo para compor o banco de reservas. O ‘Blackanbauer’ deu conta do recado e foi um dos melhores do São Paulo na partida.

Confrontos da 22a rodada

Todos os jogos:
Gata do São Paulo
Gata do Atlético-MG
Gata do São Paulo
Gata do Atlético-MG

João Filipe tem ganhado muita moral tanto com Adilson quanto com Rogério Ceni, que tem feito elogios constantes ao seu futebol. O crédito também foi dado pela diretoria do São Paulo, que correu para comprar o seus direitos federativos e assim se defender do assédio de outros clubes.

"Tivemos que correr pra acertar sua contratação porque a cada semana ele vinha se valorizando com suas atuações em campo. Estamos muito felizes porque o João Filipe chegou e de cara mostrou sua qualidade. Isso dá tranquilidade ao atleta e ao clube. Estamos felizes com o acerto", afirmou Adalberto Baptista, diretor de futebol, na sexta.

Desde que chegou ao Morumbi, o zagueiro de 23 anos vestiu a camisa do São Paulo em oito oportunidades e ainda não marcou nenhum gol.