Topo

Coordenador da preparação atesta bom rendimento físico de Índio e Bolívar

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

06/09/2011 07h03

O coordenador da preparação física do Internacional, Elio Carraveta, confirma que os testes realizados nos zagueiros Índio e Bolívar apresentam os mesmos índices dos últimos anos. O profissional que está no clube desde 1996 descarta que o rendimento apresentado na temporada sofra influência de alguma deficiência física decorrente da idade ou do treinamento. Desde a derrota para o Mazembe, na semifinal do Mundial de Clubes, em dezembro de 2010, parte da torcida exige uma renovação em alguns setores da equipe.

Os protestos contra a defesa aumentaram depois que o Inter cedeu o empate para o Santos nos 15 minutos finais, depois estar vencendo por 3 a 0. Carravetta evita a analise técnica e tática da dupla titular, mas garante que estão aptos a cumprir as tarefas físicas exigidas dentro de campo.

"Tanto o Bolívar, quanto o Índio, em um aspecto físico, tem o mesmo nível que tinham há três ou quatro anos. Temos os dados e eles não sofreram alteração nenhuma em relação a isso. No técnico e tático, não me compete comentar. Lógico que, quando eles vêm de lesão, a recuperação é mais lenta, mas eles se recuperam e voltam ao mesmo patamar. Basta dizer que na Europa ele [Bolívar] jogou dois jogos seguidos contra adversários com uma qualidade expressiva dentro do futebol internacional", declarou Carravetta em entrevista à Rádio Gaúcha.

A definição da dupla de zagueiros para a partida contra o América-MG ocorre no treino desta terça-feira. Juan está confirmado na equipe, pois Índio terá que cumprir mais dois jogos de suspensão. Rodrigo Moledo, que cometeu o pênalti no empate em 1 a 1 com o Ceará, e Bolívar disputam a vaga em aberto. A tendência é pela manutenção do experiente jogador, que pode completar 300 jogos pelo Inter, mas não está descartada a permanência do jovem que disputou 11 partidas com os profissionais.

Apesar de ser um dos líderes do grupo, dos 31 anos e de ter enfrentado diversas situações de altos e baixos na carreira, Carraveta prevê que o momento é de todos no clube ajudarem o bicampeão da Libertadores, da Recopa, da Sul-Americana e outros seis títulos a superar as críticas. O preparador físico acredita que Bolívar tem condições de manter a carreira em alto nível até os 40, pois é um atleta dedicado e cuida do extracampo.

GATAS DO BRASILEIRÃO

Todos os jogos:
Gata do Internacional
Gata do América-MG
Gata do Internacional
Gata do América-MG

"Eu convivo com ele há muito tempo. É um atleta que em todos os momentos difíceis sempre assume os problemas e as dificuldades. Tanto individualmente, quanto no grupo. Então, neste momento, ele merece um apoio e uma atenção maior dos profissionais que trabalham no clube. Nestas situações, o atleta, psicologicamente, sofre. Os seus familiares também. Ainda mais um jogador com as características do Bolívar que sempre foi dedicado, que enfrentou adversidades e que conquistou muitos títulos no clube", declarou

O treinamento que definirá a equipe para o jogo contra o América-MG inicia às 16h. D'Alessandro, recuperado de lesão, deve retorna ao meio de campo contra os mineiros. O mesmo deve ocorrer com Elton, que não atuou em Fortaleza devido à suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Com baixo rendimento nos últimos jogos, Dellatorre também pode perder a vaga de companheiro de Leandro Damião. Neste caso, Jô e Ilsinho são as opções. O Inter enfrenta o lanterna do Brasileiro na quarta-feira, às 16h, no estádio Beira-Rio.