Topo

Renato Silva realiza exames após pancada na cabeça; jogador passa bem e terá alta já na sexta

R. Silva foi atendido no gramado, colocado na maca e deixou o campo de ambulância - Livia Villas Boas/ AGIF
R. Silva foi atendido no gramado, colocado na maca e deixou o campo de ambulância Imagem: Livia Villas Boas/ AGIF

Maria Clara Serra e Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro*

08/09/2011 23h01

Apesar da vitória tranquila por 2 a 0 sobre o Coritiba, os vascaínos levaram um grande susto no final do segundo tempo. Após cobrança de escanteio dos visitantes, aos 37 minutos, o zagueiro Renato Silva dividiu a bola com Lucas Claro e caiu desacordado. A ambulância entrou em campo e o atleta recuperou a consciência ainda no gramado de São Januário. Ainda assim, o jogador foi levado para o hospital Quinta D`Or, em São Cristóvão, onde realizou exames que não apontaram uma lesão mais preocupante.

Segundo Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco, Renato já está lúcido, passa bem e não corre qualquer perigo. O zagueiro passará a noite em observação e receberá alta já na manhã desta sexta-feira.

"Ele está lúcido, sob controle e fora de qualquer tipo de perigo. Foram realizados dois exames de tomografia computadorizada e ambos apresentaram resultados dentro do esperado. Como protocolo em casos como este, o Renato ficará sob observação durante a madrugada e deverá ter alta na manhã de sexta-feira", explicou Clovis.

A ambulância entrando em campo assustou os vascaínos, que ainda têm vivo na lembrança o socorro ao técnico Ricardo Gomes no clássico contra o Flamengo, no dia 28 de agosto. O comandante vascaíno sofreu um AVC e ainda está internado. Mas o caso de Renato Silva passa longe de preocupar os médicos. Antes de sair de ambulância do estádio, o zagueiro ainda fez menção de voltar ao jogo.

"Pelo choque e pela perda da consciência, tiramos eles de campo. É um procedimento nosso. Ele não pode querer voltar. Recuperou a consciência logo, mas estava agitadíssimo", afirmou Fernando Mattar, médico do Vasco que fez o primeiro atendimento ao jogador.

Após a vitória por 2 a 0, nesta quinta-feira, o Vasco chegou aos 41 pontos e está na terceira colocação atrás de São Paulo, com a mesma pontuação e número de vitórias, mas dois a mais no saldo de gols, e Corinthians, com 43 pontos. O próximo duelo do Gigante da Colina será contra o Figueirense, no domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli.

*Atualizada às 23h37