Topo

Meias ajudam e Grêmio aumenta número de gols com somente um atacante

Marquinhos tem três gols no Brasileiro, o time cresceu com a formação com único atacante - Edu Andrade/Agência Freelancer
Marquinhos tem três gols no Brasileiro, o time cresceu com a formação com único atacante Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

13/09/2011 12h02

O Grêmio tem nos meias sua arma ofensiva. Desde a chegada de Celso Roth, o esquema com somente um atacante passou a ser adotado, e em vez de retrancar a equipe, isso aumentou o número de gols marcados. Escudero, Douglas e Marquinhos chegando na frente, criam nova realidade para o clube.

Celso Roth estreou pelo Grêmio contra o Palmeiras, no empate em 0 a 0. Desde então, o time tricolor marcou 13 gols, sendo que 8 vindos de meio-campistas e 5 dos isolados atacantes. A profusão de feitos pôs fim a marca de pior ataque do Brasileirão, e significou crescimento do time conquistando pela primeira vez três vitórias consecutivas. Contando o empate sem gols, foram 13 feitos em 9 jogos, média de 1,44 por partida. Antes disso, nos 13 jogos que disputou, o time do Olímpico havia feito 14 gols. Média de 1,07 por partida.

"Mesmo com um atacante, os meias tem chegado. Não é à toa que os armadores tem feito gols. Desde o jogo contra o Fluminense. Sabemos da importância de chegar na frente e tentar. Esta formação está dando certo por isso. Se mudar, também, não tem problema algum porque a equipe vem crescendo. Estamos com cara de time, focados e sabendo o que temos que fazer", comentou Marquinhos.

Atualmente em 12º, com 30 pontos, o Grêmio tem um jogo a menos que os demais times do Brasileirão. Isto porque o duelo com o Santos foi adiado para o mês de outubro. Caso consiga o resultado positivo, o time do Olímpico cresceria ainda mais na classificação.

"Se ganhássemos o jogo atrasado, igualando os demais, ficaríamos em 9º. Isso mostra nosso crescimento. Mesmo sabendo que ainda somos obrigados a mostrar mais e colocar o Grêmio no lugar em que merece", explicou.

O trio formado por Douglas, Marquinhos e Escudero tem mostrado qualidade para Celso Roth, que vê neles ponto alto para o rendimento atingido. O Grêmio volta a campo no sábado, para enfrentar o Vasco, em São Januário. Fábio Rochemback volta ao time após cumprir suspensão e Adílson será sacado.