Topo

Grêmio calcula 100% em casa e "sorte" para chegar na zona da Libertadores

Grêmio calcula classificação para Libertadores vencendo todos os jogos no estádio Olímpico - Edu Andrade
Grêmio calcula classificação para Libertadores vencendo todos os jogos no estádio Olímpico Imagem: Edu Andrade

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

19/09/2011 13h33

O Grêmio faz cálculos para manter o sonho de disputar a Libertadores do ano que vem. Para isso, a meta é vencer todos os jogos em casa e contar com um pouco de sorte. A torcida é para que os líderes não cresçam muito, assim com até 60 pontos seria possível chegar à Libertadores.

O time do Olímpico ainda tem 15 jogos a serem disputados. Destes, 8 em casa e 7 fora. Calculando 100% de aproveitamento em casa, os 30 pontos atuais viram 54. Com o cálculo de 60 pontos para chegar na classificação almejada, seis precisariam ser conquistados fora.

"Sabemos o quanto é difícil este Brasileirão. Mas com o Olímpico cheio, podemos conquistar o resultado. Os adversários também tem este fator. Fora de casa é sempre mais difícil. O cálculo é este: se vencermos todas em casa chegaremos na Libertadores. Teremos tranquilidade para isso", revelou o meia Marquinhos.

Atualmente, o quinto colocado, último que estaria com vaga, é o Fluminense. Sete pontos o separam do Grêmio, já que os comandados de Abel Braga tem 37. Caso o time tricolor vença o Santos no jogo atrasado da 11ª rodada, a distancia diminui para 4 pontos.

"Acredito que na pontuação não mudou nada. Tanto que o quinto não aumentou a vantagem. Ainda miramos a quinta vaga, que nos levaria para a pré-Libertadores. Está tudo equilibrado, não é uma vitória que nos colocaria para cima ou derrota para baixo", definiu Marquinhos.

O Grêmio trabalhou na manhã desta segunda-feira. Enquanto os reservas treinaram arremates em gol, os titulares somente correram. À tarde mais um trabalho será realizado. Saimon e Julio Cesar estão suspensos da próxima rodada.