Topo

Por contrato de empréstimo, João Filipe desfalca São Paulo contra o Botafogo

João Filipe, que ainda pertence ao Botafogo, não poderá enfrentar o time carioca - Alex Silva/Divulgação/SPFC
João Filipe, que ainda pertence ao Botafogo, não poderá enfrentar o time carioca Imagem: Alex Silva/Divulgação/SPFC

Paula Almeida

Em São Paulo*

23/09/2011 16h31

O São Paulo ganhou um desfalque de última hora para o jogo deste domingo contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão. Emprestado ao time paulista pelo clube carioca até o final do ano, o zagueiro João Filipe não poderá entrar em campo por questões contratuais.

Embora o São Paulo já tenha adquirido os direitos federativos do beque, o vínculo definitivo de cinco temporadas só começará a ser válido a partir do ano que vem, quando o empréstimo estiver finalizado.

Sem poder contar com João Filipe, o técnico Adilson Batista já não utilizou o zagueiro no treino desta sexta-feira no CT da Barra Funda. A vaga de João ficou com Xandão, que fez um exercício específico de defesa ao lado de Rhodolfo.

Adilson Batista reconheceu as qualidades de João FIlipe, mas preferiu minimizar sua ausência e valorizar os candidatos a substituto. "O João foi uma indicação do Milton [Cruz, auxiliar técnico] e do Adalberto [Baptista, diretor de futebol], eu o conhecia do Figueirense. É mérito dele, da dedicação, do empenho, da seriedade, da qualidade dele. Mas tem o Xandão, o Luiz [Eduardo], o Bruno [Uvini] voltando, que fez grande um campeonato na seleção sub-20, então a gente vai encontrar alternativas para fazer um grande jogo", comentou o treinador.

João Filipe chegou ao São Paulo no início de agosto cercado por dúvidas. O defensor estava encostado no Botafogo e foi uma alternativa quase desesperada do time paulista, que à época sofria com uma carência no setor em razão de contusões e convocações para a seleção brasileira sub-20. Mas apesar de todas as suspeitas, o jogador teve atuações seguras, que logo lhe valeram a titularidade absoluta e o contrato definitivo de cinco temporadas.

Folga para Casemiro

Contra o Botafogo, o São Paulo já tem mais uma alteração certa em relação à equipe que empatou com o Corinthians na última quarta-feira. O volante Casemiro recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e não estará em campo no Engenhão. Para o seu lugar, Adilson Batista deve escalar Denílson, que está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda e treinou normalmente nesta sexta, formando o meio defensivo com Carlinhos Paraíba e Wellington.

Como é desfalque certo, Casemiro recebeu um 'agrado' do São Paulo e terá três dias de folga - de hoje até domingo. Na segunda-feira, ele se apresentará à seleção brasileira para o Superclássico das Américas do dia 28 de setembro contra a Argentina, em Belém.

Atualizada às 17h35