Topo

Grêmio 'abafa' rumores sobre noitadas para evitar desvalorização de Mário

Mário Fernandes rejeitou convocação para a seleção brasileira e preocupa o Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
Mário Fernandes rejeitou convocação para a seleção brasileira e preocupa o Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

28/09/2011 15h24

Mário Fernandes virou assunto nesta semana ao rejeitar convocação para a seleção brasileira. O Grêmio, oficialmente, justificou a atitude por problemas pessoais, mas uma série de rumores sobre o comportamento do jogador fora de campo preocupam o clube. Por isso, a meta é encerrar qualquer comentário para evitar desvalorização do atleta.

Segundo o jornal Zero Hora, Mário Fernandes não se apresentou à seleção brasileira pois esteve em uma noitada acompanhado pelo atacante Leandro após o retorno da delegação de Santa Catarina, onde o time tricolor venceu o Avaí por 2 a 1. De acordo com o periódico, ele perdeu horário após a festa com amigos.

A primeira manifestação do empresário Jorge Machado ao UOL Esporte referia tal situação, dizendo que ele havia saído e dormido, posteriormente, na residência de um amigo. Mais tarde, o jogador disse não querer servir à seleção e os 'problemas particulares' viraram justificativa oficial.

Não é a primeira vez que Mário Fernandes está envolvido neste tipo de situação. Quando perdeu um treinamento, no início do ano, o jogador também não se 'recuperou' em tempo de uma noitada. Atrasado, ele foi acordado por seu empresário, que alertado pelo clube o procurava preocupado. Quando se apresentou, Mário foi multado e afastado da equipe titular, que disputava as finais de um turno do Estadual.

"Ele não tem comportamento diferente de nenhum jovem desta idade. Tem 21 anos, é um garoto cheio de vida. Esta é a situação", disse Jorge Machado, agente responsável pela carreira do jogador.

Porém, a série de fatos deste tipo assusta o Grêmio. Preocupado com uma possível desvalorização de Mário para o mercado europeu, o clube o chamou para uma conversa e nela explicou que tais situações não podem acontecer. O técnico Celso Roth, inclusive, se mostrou desconfortável em entrevista coletiva sobre o tema, defendeu o jogador, mas é claramente contrário a tal conduta.

"Ele é um jovem, e tenho filhos nesta idade. Age da mesma forma. Tenho que entender esta situação. É um problema pessoal, dele. Não tem a ver com noitadas, ou essas coisas que estão dizendo. Se fosse isso o Grêmio saberia e iria o prejudicar aqui também. Mas a opinião pública diz muitas coisas... Dizem até que eu sou mal humorado", brincou o técnico, tentando evitar o clima tenso presente em sua entrevista coletiva de terça-feira.

Confrontos da 27a rodada

Todos os jogos:
Gata do Grêmio
Gata do Cruzeiro
Gata do Grêmio
Gata do Cruzeiro

"O Mário é um menino com uma carreira brilhante pela frente. Não tem problema algum. Ele disse para a direção do clube não inventar nada. Foi uma questão pessoal, e só", argumentou o presidente Paulo Odone.

Fato é que o Grêmio buscará acompanhar mais de perto os passos do atleta. Saimon, melhor amigo de Mário, dividia apartamento com ele anteriormente. Ambos sempre chegavam ou saíam juntos de treinamentos. Mas isso não mais acontece e a 'separação' de uma companhia considerada positiva também é motivo de temor.

Os direitos de Mário Fernandes são avaliados em cerca de 12 milhões de euros. Com contrato renovado até 2015, sua multa rescisória supera os 50 milhões de euros. Para que os números não baixem, o clube gaúcho busca por meio de conversa convencer o lateral da importância que tem seu futuro. Mesmo que para a seleção nacional ele tenha virado as costas.