Topo

A. Lima volta a sofrer com jejum de gols e recebe apoio de colegas no Grêmio

André Lima não marca há cinco jogos e vive segundo jejum da temporada pelo Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
André Lima não marca há cinco jogos e vive segundo jejum da temporada pelo Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

29/09/2011 07h02

André Lima vive o segundo jejum de gols da temporada. Depois de ficar quatro meses parado, o centroavante marcou o primeiro contra o Coritiba, mas passou os nove jogos seguintes em branco. Agora já são cinco desde o último gol. Por isso, colegas de sistema ofensivo buscam o ajudar, mas enaltecem que o coletivo é mais importante.

O camisa 99 do Grêmio tem cinco gols no Brasileirão. Marcou contra o Coritiba, depois teve seu primeiro jejum, voltou a fazer contra o Corinthians e logo em seguida marcou três vezes contra o Atlético-PR. Centroavante, ele precisa de aproximação e conta com o trio de armadores do Grêmio para o auxiliar.

Isto porque a formação tática da equipe aponta somente André na frente. Escudero, Marquinhos e Douglas são os responsáveis por chegar eventualmente na área. Celso Roth orienta treinamentos e atividades específicas para tornar o mais comum possível a chegada de jogadores de meio na frente.

"Temos que criar oportunidades. Ele [André Lima] vem nos ajudando, brigando na frente. As vezes o trabalho dele está sendo bem feito, mas não diretamente no gol. Ele nos ajuda no pivô, nas trocas de passes, tanto que o Douglas, eu e o Escudero temos marcado. Ele faz muito bem isso. Tem que permanecer tranquilo e não se preocupar porque o mais importante é o coletivo. Há algum tempo ele não vinha fazendo e quando voltou fez logo três em um mesmo jogo", explicou o meia Marquinhos.

A próxima oportunidade para André Lima será neste domingo, contra o Cruzeiro, às 18h (horário de Brasília), no Olímpico. O duelo da 27ª rodada do Brasileirão não terá Gilberto Silva e, provavelmente, Saimon.

Confrontos da 27a rodada

Todos os jogos:
Gata do Grêmio
Gata do Cruzeiro
Gata do Grêmio
Gata do Cruzeiro

"Isso vai acontecer naturalmente. Não temos que forçar nada. Ele vai estar perto do gol e independente de o jogo estar ou não resolvido, temos que manter o objetivo. Todos têm uma situação bastante clara para fazer em campo. Ninguém vai mudar a maneira de atuar porque o mais importante é o coletivo, a conquista de três pontos", disse o armador.

Segundo do Datafolha, André Lima tem 32 finalizações em 18 jogos, média de 1,8 por partida, sendo 17 erradas e 15 certas. Ele recebe 19,7 bolas em média por partida e não consegue concluir somente 5,2 jogadas por jogo.

O jogador segue respaldado pela boa relação que tem com a torcida. O bom desempenho do fim de 2010 fez o Grêmio renovar seu contrato por três anos. No entanto, a titularidade está gravemente ameaçada. Brandão tem agradado Celso Roth em treinamentos e pode assumir o comando de ataque.