Topo

Grêmio aprimora posicionamento e transição da bola da defesa para o ataque

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

29/09/2011 18h38

O treinamento do Grêmio na tarde desta quinta-feira mais uma vez teve ênfase ofensiva. O técnico Celso Roth colocou os 11 titulares em campo, sem adversário, e orientou diversas formas da equipe chegar até o ataque, principalmente pelas laterais. Durante uma hora e com um calor de 35 graus, o treinador repetiu exaustivamente as jogadas, cobrou dos comandados e elogiou quando o lance tinha o êxito esperado.

Em um primeiro momento, zagueiros, volantes e laterais lançavam bolas para os meias Marquinhos e Escudero. Eles avançavam até a linha de fundo para cruzar para André Lima ou realizavam triangulações com o atacante fazendo o pivô na entrada da área. Em outras oportunidades, Douglas recebia a bola dos meias ou do centroavante e concluía em gol.

Na sequência, Victor chutava em direção aos zagueiros, que estavam na intermediária do outro lado do campo, estes passavam para os volantes que faziam a ligação com os laterais ou com os meias. Em uma das jogadas, Julio Cesar foi à linha de fundo e cruzou, mas a bola atravessou a área. Imediatamente, Roth pediu: "Julio cruza no primeiro poste, vamos dar moral para o nosso centroavante", se referindo a André Lima, que não marca a cinco jogos.

Posteriormente, os zagueiros passaram a marcar os avanços dos meias e atacantes. Depois de quase meia hora de muitas orientações e cobranças, o treinador paralisou a atividade, conversou com os jogadores e iniciou um trabalho de cobrança de pênaltis. A equipe que participou dos exercícios foi a mesma do coletivo do período da manhã e teve: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Julio Cesar; Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima.

No outro terço do gramado, os jogadores que não participaram da atividade realizaram um minicoletivo. Leandro e Brandão, que sofreram problemas físicos no treino da manhã, realizaram tratamento e não participaram do trabalho. Saimon mais uma vez este ausente e deve ficar fora da partida contra o Cruzeiro.

A expectativa é que os dois atacantes sejam liberados para o treino de sexta-feira, às 15h30. O jogo contra os mineiros ocorre no domingo, às 18h, no estádio Olímpico. O Grêmio é o 13º colocado com 33 pontos e o Cruzeiro o 16 com 29.