Topo

Para chegar ao bi, Flu precisará de performance melhor contra grandes do Rio

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

04/10/2011 07h06

A dramática vitória sobre o Santos no último sábado, por 3 a 2, em Volta Redonda, foi fundamental para o Fluminense continuar pensando no título do Campeonato Brasileiro. Agora, restam apenas 11 rodadas para o fim da competição e, no meio deste caminho, o Tricolor terá três clássicos pela frente. E se quiser repetir o feito do ano passado, quando levantou o troféu após 26 anos de jejum, o time das Laranjeiras não poderá perder pontos para os principais rivais cariocas.

Com 44 pontos conquistados e ocupando a quinta posição, os clássicos do Rio de Janeiro terão peso de verdadeiras decisões para o Fluminense, já que os quatro clubes do estado estão atualmente entre os seis primeiro colocados. O primeiro desafio será no domingo, às 16h, contra o Flamengo, no Engenhão. 

Mas para chegar forte a estes compromissos, o Fluminense precisará de uma performance superior àquela do primeiro turno. Afinal de contas, na metade inicial do Brasileirão, nos três confrontos estaduais, foram duas derrotas e um empate.

A saga começou no dia 10 de julho, em duelo contra o Flamengo, adversário deste domingo. Pela nona rodada, o Flu foi bem superior ao rival, criando mais jogadas de gol e levando mais perigo. Porém, um gol do volante Willians numa desatenção da zaga decretou o 1 a 0 desfavorável e acabou dando os três pontos ao Rubro-Negro.

'Clássicos de seis pontos'

28 ª rodada (09/10)Flamengo x Fluminense
37ª rodada (27/11)Fluminense x Vasco
38ª rodada (04/12)Botafogo x Fluminense

Já pela 18ª rodada, no dia 21 de agosto, o Tricolor saiu atrás do Vasco e teve que buscar o empate em 1 a 1, com gol de Rafael Moura. Pior ainda aconteceu no jogo contra o Botadofo, uma semana depois. No dia 27 de agosto, as equipes se enfrentaram no Engenhão, pela última rodada do primeiro turno. Pouco depois de abrir o placar com Fred, o Flu viu o Alvinegro virar em questão de minutos. Tais resultados negativos, só ajudaram a afastar a equipe do topo da tabela, situação essa que vem sendo revertida no segundo turno.

E já que a realidade atual é outra, o retrospecto em clássicos regionais pode mudar também. E o ponto de partida já pode acontecer neste domingo, às 16h, contra o Flamengo, no Engenhão.