Topo

Atlético-MG recorre ao ex-craque Marques para ajudá-lo a vencer o Santos

Com  Júnior e Tardelli, Marques (e) comemora seu último título pelo Atlético, antes de se aposentar - BRUNO CANTINI/Atlético-MG
Com Júnior e Tardelli, Marques (e) comemora seu último título pelo Atlético, antes de se aposentar Imagem: BRUNO CANTINI/Atlético-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

13/10/2011 07h00

No Brasileiro do ano passado, quando conseguiu escapar do rebaixamento na penúltima rodada, o Atlético-MG, então comandado por Dorival Júnior, recorreu a estratégias de motivação, que incluíram palestra de um ex-oficial do Bope, além de cartas e mensagens de familiares. Substituto de Dorival, na atual competição, Cuca decidiu recorrer ao ex-atacante Marques, ainda ídolo do torcedor atleticano, que falará aos jogadores alvinegros.

Marques, que encerrou sua carreira profissional em 2010, após conquistar o título mineiro pelo Atlético-MG, acompanhará a delegação do clube à Arena do Jacaré, nesta quinta-feira, quando o time mineiro enfrentará o Santos, às 20h30, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, tentando interromper jejum de cinco jogos.

A presença de Marques na delegação atleticana na Arena do Jacaré foi decidida durante participação do técnico Cuca, na última segunda-feira, no programa Alterosa no Ataque, exibido pelo SBT/Alterosa, que tem Marques como um dos comentaristas, ao lado do ex-lateral Sorín, ídolo celeste.

“Com aquele otimismo de sempre, estou acreditando mais do que nunca numa recuperação, acho importante a turma estar abraçada”, afirmou Marques, dirigindo-se a Cuca, que, em resposta, o convidou para comparecer ao estádio e acompanhar a delegação no jogo contra o Santos.

“O Marques está convidado para estar junto com a gente. Está fechado”, destacou Cuca, que abriu a possibilidade de Marques fazer uma palestra aos atuais jogadores. “Estou à disposição do Atlético e falarei com os jogadores com o maior prazer”, afirmou Marques, confirmando sua presença no jogo com o Santos.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Técnico Cuca fez convite a Marques para estar presente no vestiário do Atlético contra Santos

O Atlético-MG tem apenas 27 pontos e está na zona de rebaixamento do Brasileiro. O time precisa, de acordo com cálculos de Cuca, conquistar nos seus 10 últimos jogos, cinco vitórias e um empate, para atingir a 43 pontos. De acordo com o treinador atleticano, essa é a pontuação mínima, no momento, para um time garantir permanência da Série A em 2012.

Nos últimos dias, Cuca vem investindo em estratégias motivacionais, lembrando em algumas ações a situação do Fluminense, que era considerado já rebaixado por analistas, mas escapou em 2009. Ele revelou um compromisso assumido pelos jogadores atleticanos, após o empate com o Ceará, em 1 a 1, na Arena do Jacaré, pela 27ª rodada, quando o treinador pensou em pedir demissão, mas desistiu da ideia a pedido dos atletas.

Além do ‘pacto’ com os jogadores, que assinaram uma camisa de Cuca usada em treinos e jogos, e da presença do ídolo Marques, o técnico confia também no apoio em massa da torcida atleticana, nesta quinta-feira, contra o Santos, na Arena do Jacaré.

“A vitória contra o Santos se torna fundamental, nesta quinta-feira, oito e meia, com apoio do torcedor do Galo, que sempre tem ido e tenho certeza que nesse momento que a gente precisa estará presente de novo”, afirmou Cuca.

A última vitória do time atleticano foi também na Arena do Jacaré, diante do Bahia, por 2 a 0, em 11 de setembro. Depois disso foram duas derrotas fora e três empates seguidos em Sete Lagoas.