Topo

São Paulo troca as laterais, ganha força defensiva na direita e improvisa na esquerda

Destaque na marcação, paraguaio Píris volta à direita; Carlinhos Paraíba substitui Juan  - Júnior Lago/UOL
Destaque na marcação, paraguaio Píris volta à direita; Carlinhos Paraíba substitui Juan Imagem: Júnior Lago/UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/10/2011 13h54

O técnico Adilson Batista promoverá duas mudanças nas laterais do São Paulo para o confronto de domingo com o Atlético-GO, às 18h, no Serra Dourada. Uma troca ocorre por opção, já que Ivan Píris está de volta após defender a seleção paraguaia; a outra será obrigatória, pois Juan cumpre suspensão.

A solução encontrada pelo treinador foi improvisar o volante Carlinhos Paraíba na esquerda, porque o reserva Henrique Miranda viajou com a seleção brasileira ao Pan-Americano de Guadalajara.

As alterações deixam o time tricolor mais forte defensivamente pelo lado direito. Píris tem como principal característica a marcação e apresenta uma média de 9,1 desarmes nas dez partidas que disputou no Brasileiro. Jean, seu substituto, rouba menos a bola dos adversários (média de 7,5 nos 22 jogos que participou).

Píris e Jean têm um gol cada no Brasileiro. O último, revelado pela base do clube, anotou 11 gols nas 195 exibições que realizou com a camisa tricolor.

"Acho que a função do lateral também é ir ao ataque, sempre temos de avançar. Mas não importa quem faça o gol. Não vencemos há cinco jogos e precisamos voltar a ganhar", declarou Píris, ao site oficial do São Paulo.

Na esquerda, Juan apresenta números de destaque, embora seja um dos principais alvos da insatisfação de torcedores quando a equipe não vai bem.

Segundo o Datafolha, o camisa 6 figura entre os primeiros no ranking de eficiência nos passes (90% de acerto) em todo Brasileiro. É o mais acionado em campo (recebe a bola 36,9 vezes por jogo, em média), quem mais sofre faltas (2,7 por jogo) e quem mais comete (2,5) no elenco são-paulino. Também é o líder de cartões amarelos – levou 9 nas 25 partidas no certame.

Na opinião de Adilson Batista, improvisar Carlinhos Paraíba na função não chega a ser um problema, porque o meio-campista já exerceu a função anteriormente.